Inscrições para prêmio Setur começam nesta segunda
15/12/2015
Terrenos de Marinha
15/12/2015

Temporada de verão em Florianópolis começa oficialmente nesta terça-feira

A temporada de verão 2015/2016 começa oficialmente nesta terça-feira em Florianópolis com a expectativa de mais turistas e a promessa de melhor atendimento. Porém, enquanto algumas reivindicações serão atendidas, outras não sairão do papel. É o caso dos chuveiros nas praias, cuja licitação foi cancelada pela prefeitura devido à falta de água anunciada pela Casan para atender a demanda na temporada. Por outro lado, os banhistas contarão com maior número de guarda-vidas e banheiros químicos nas praias.

De acordo com a Secretaria de Turismo de Florianópolis, 201 banheiros químicos já foram instalados em 25 praias e pontos turísticos. Ainda, 18 deques com banheiros também serão montados em 13 locais: Ingleses, Santinho, Ponta das Canas, Praia Brava, Canasvieiras, Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, Costa da Lagoa, Moçambique, Beira-Mar Continental, Campeche, Pântano do Sul e Lagoa do Peri.

Quanto aos chuveiros, anualmente solicitados pelos banhistas, ficarão no pacote de ações da próxima temporada. Segundo a secretaria, “devido à alta na demanda de turistas, a Casan demonstrou que seria inviável disponibilizar a água para estas estruturas e garantir o abastecimento das residências”.

Outra ação que vai atrasar é a regularização do comércio de ambulantes nas praias. A licitação dos pontos será amanhã e só depois do dia 23 os 1.125 novos ambulantes atuarão fiscalizados pela prefeitura.

Apesar da demora para a liberação dos alvarás, os ambulantes têm trabalhado mesmo sem estarem legalizados. Se passar do prazo, explica o vendedor Marcos Diones da Silva Pereira, 20 anos, o prejuízo será grande. “Se eu ficar esse tempo todo parado, posso perder até R$ 8 mil”, calcula. O valor representa em torno de 20% do que ele costuma faturar ao longo de todo o verão.

Capital terá 169 guarda-vidas em 23 praias

Amanhã, às 10h, o governo do Estado lança a Operação Veraneio, que engloba 8.000 profissionais da área de segurança pública atuando em 157 praias. São 1.159 policiais civis, 5.259 policiais militares e 1.424 bombeiros que iniciarão os trabalhos da temporada no próximo domingo. A Operação Veraneio vai de 22 de dezembro a 3 de março. O Estado espera o aumento de 30% no número de turistas nesta temporada, 8 milhões frente aos 6,2 milhões do ano passado. Na Capital, segundo o major Helton de Souza Zeferino, comandante do 1ª Batalhão de Bombeiros Militar, atuarão diariamente na alta temporada 169 guarda-vidas em 23 praias a partir de domingo. No ano passado foram 148 profissionais. “É um número maior do que no ano passado e suficiente para atender a demanda”, diz. Segundo o major, a praia que terá o maior número de guarda-vidas na Capital é a de Ingleses, devido ao maior número de banhistas. Serão 25.

Leia na integra em Notícias do Dia Online, 15/12/2015

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *