Florianópolis tem 50 cavernas registradas por grupo que realiza expedições na Ilha
13/10/2015
ACIF Regional Sul promove palestra Terrenos de Marinha
13/10/2015

American Bridge desiste de restaurar a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis

A empresa norte-americana American Bridge, que construiu a ponte Hercílio Luz entre 1922 e 1926, desistiu de concluir a restauração do cartão-postal catarinense. O vice-presidente da empresa, Michael Cegelis, falou ao Notícias do Dia com exclusividade sobre os motivos que levaram a American Bridge a desistir. Segundo Cegelis, os principais fatores foram a desvalorização do real, a imprevisibilidade da inflação no país e, em decorrência disto, a desistência da Construtora Roca (com sede no Paraná) no processo, que seria parceira da American no trabalho.

O governo do Estado segue analisando a proposta da Empa, do grupo português Teixeira Duarte, que atualmente faz as obras emergenciais na Hercílio Luz. Segundo o governador Raimundo Colombo (PSD), a proposta deve ser apresentada até a próxima quarta-feira.

Desde fevereiro, quando uma comitiva do governo foi à Pensilvânia, nos Estados Unidos, a American Bridge trabalhava na finalização da proposta. O projeto seria entregue até agosto ao governo.

De acordo com Cegelis, a empresa tem confiança total de que pode executar a obra, mas os fatores econômicos são o principal entrave no processo.

“Particularmente no que diz respeito à moeda (houve cerca de 25% de perda do valor do real desde a nossa primeira viagem ao Brasil – em 9 de abril). O valor do contrato será, claro, em reais, e importantes questões contratuais seriam feitas em outras moedas. Em decorrência desta preocupação, é difícil prever a inflação quando a moeda entra em declínio”, explicou o vice-presidente ao Notícias do Dia na sexta-feira à noite.

A Construtora Roca seria parceira da American Bridge na obra de restauração mas, quando a empresa brasileira desistiu do trabalho, a American decidiu recuar. Cegelis ressaltou ainda que a empresa investiu valores consideráveis em engenharia e na formulação do projeto, mas não chegou a finalizá-lo.

Na tarde de sexta-feira, Colombo não confirmou a desistência da American Bridge e afirmou que o Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) ainda trabalha nas duas propostas. “Nós estamos em tratativas com a American Bridge e no meio da semana que vem a gente terá uma posição oficial, e aí vamos informar a imprensa. Tem vários modelos (para o projeto de reforma). Um modelo é a gente comprar o material, isso reduz o custo, daí tem que ver a parte legal disso”, disse o governador.

No sábado, o Governo do Estado enviou uma nota oficial confirmando a desistência da American Bridge. “Antes de aprovar a continuidade da restauração, o Governo do Estado apresentará à sociedade a proposta do grupo Teixeira Duarte, o que deverá ocorrer nos próximos dias”, diz a nota.

Confira na íntegra a resposta do vice-presidente da American Bridge, Michael Cegelis, ao Notícias do Dia

Desistimos de dar continuidade (ao projeto) da Hercílio Luz. Nós amamos o projeto e temos confiança total de que podemos fazê-lo. Entretanto, há preocupações significativas acerca das condições econômicas do projeto, particularmente no que diz respeito à moeda (houve cerca de 25% de perda do valor do real desde a nossa primeira viagem ao Brasil – em 9 de abril deste ano).

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 09/10/2015

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *