As dificuldades de manter Santa Catarina na rota do surfe internacional
26/10/2015
Memória de Florianópolis: o progresso que matou o Miramar
26/10/2015

A mobilidade e a responsabilidade de cada um

(Por Carlos Damião,  Notícias do Dia Online, 22/10/2015)

Florianópolis lançou na quinta, 22, o seu Plano Municipal de Mobilidade Urbana, prevendo inúmeras ações que visam a corrigir gargalos e a reduzir a utilização do transporte individual. Serão realizadas oficinas setoriais, com ampla participação da sociedade. O resultado desses encontros, supervisionados por técnicos especializados, deverá indicar os melhores caminhos, embora nós já saibamos que, essencialmente, melhorar o transporte coletivo, implantar o transporte marítimo e ampliar a malha cicloviária, são medidas que independem de longas discussões e elucubrações teóricas.

O sujeito para abandonar o automóvel precisa dispor de alternativas práticas e eficientes, que amenizem as situações cotidianas de engarrafamentos – a tranqueira geral que faz com que muitos moradores da região metropolitana percam até três horas por dia no trânsito.

Necessitamos de soluções, para ontem, porque o caos já se instalou e vivemos uma verdadeira catástrofe urbana quando se trata de mobilidade. E é fato também que os motoristas precisam ajudar. Alguns, até aprendendo a dirigir melhor, desenvolvendo a velocidade correta – nas pistas certas das avenidas, por exemplo –, evitando trancar cruzamentos, furar filas, estacionar em locais proibidos (nas pistas da direita das avenidas Mauro Ramos e Rio Branco, por exemplo), entre outras medidas fáceis e civilizadas.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *