Meta do Brasil é reduzir emissão de gases em 43% até 2030, anuncia Dilma
28/09/2015
Amin: “Aeroporto Hercílio Luz está no limbo”
28/09/2015

Turismo ecológico é proposta de pescadores para salvar rio Ratones, o mais importante da Ilha

Em toda essa várzea, que tem aproximadamente cinco milhas quadradas, o Ratones é bastante meandroso e subdivide-se ainda em minúsculos tributários, que dão passagem apenas a pequenas canoas. Vista do alto, do Moquém ou de montes fronteiriços, essa faixa de água serena assemelha-se a monstruoso réptil, negro e reluzente, adormecido, em caprichosa sinuosidade, sobre a basta alfombra verde.

A sinuosidade desde a década de 1950 já não é a mesma descrita por Virgílio Várzea no livro Santa Catarina – A Ilha, editado pela primeira vez em 1900. Escondidas pela retilização da macrodrenagem que até hoje influencia negativamente o ecossistema da maior bacia hidrográfica de Florianópolis, as curvas do leito original são conhecidas apenas por quem já passou dos 50 anos. E só podem ser contornadas na enchente da maré, em canoas e batelões de pequeno porte – a maioria ainda tocada a remos.

Como a fartura de peixes e camarão, o vaivém de embarcações também nem de longe lembra o dos tempos dos lanchões que navegavam pela baía norte, carregadas de mercadorias da roça para o mercado da cidade. Quitanda às vezes ajeitada em meio a cargas de lenha para manter acesas as caieiras ou cascas de mangue usadas na pintura de redes, tecidos e linho.

Em cascos coloridos e remendados, canoas de um pau-só hoje são minoria entre similares e pequenos botes de fibra de vidro, mais seguros para o lazer ou a lida de subsistência de parte da comunidade tradicional. São 34 famílias na Associação dos Pescadores do Rio Ratones, envolvidas em ações emergenciais para salvar o maior rio da Ilha do mal que mata todos os outros: esgoto, lixo doméstico, assoreamento e aterros para ocupação desordenada no entorno.

“Meu sonho é ver Ratones e Vargem Pequena com esgoto tratado”, diz Orlando Domingos da Silva, 53, um dos fundadores e diretor da associação, que está de olho no futuro. A ideia é criar projeto de turismo ecológico, com passeios guiados pelos próprios pescadores pelos leitos navegáveis do rio e seus afluentes. “E mais tarde, integrar com as trilhas da Costa da Lagoa, resgatando antigos caminhos de caçadores”, diz.

Poda reabre braços interrompidos pelo excesso de vegetação

Enquanto o turismo ambiental é apenas sonho e planos dos pescadores, eles mesmos devolvem a navegabilidade a trechos mais obstruídos do Ratones. Com licenças do ICMBio (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade) e da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente), o excesso de vegetação das margens têm sido podado em mutirões de fim de semana.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 26/09/2015.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *