Vão do Mercado: instalados os pilares da cobertura
16/09/2015
Fenaostra terá atrações artísticas e culturais
16/09/2015

Rio Tavares: começa a construção de novo pilar

O bate-estaca trabalhou freneticamente na manhã desta terça-feira (15) para soterrar cada uma das oito estacas que vão alicerçar mais um pilar, o P2, do elevado do Rio Tavares, no Sul da Ilha. Enquanto isso, uma primeira pilastra já foi erguida e uma segunda está em fase de concretagem. O elevado vai sendo estruturado a passos firmes.

O estaqueamento do P2 é de suma importância para o tráfego na região, já que, após a conclusão dos trabalhos, será liberada uma via lateral na área da obra, que permitirá a passagem direta dos veículos que vierem da Lagoa da Conceição e se dirigirem ao Centro pela SC-405. Por enquanto, esses veículos têm de dividir a preferência com quem vem do Sul da Ilha.

A liberação do trânsito para o Centro terá, no entanto, seu contraponto: quem vier da Lagoa e quiser dirigir-se ao Sul da Ilha, não poderá mais virar à esquerda no trevo do Rio Tavares. Terá duas opções: a avenida Campeche e a rua Pau de Canela – que estarão devidamente sinalizadas – para atingir a avenida Pequeno Príncipe e, dali, o Ribeirão da Ilha, a Caieira, o Morro das Pedras, a Armação e o Pântano do Sul.

O elevado do Rio Tavares terá 12 pilares, cada um deles com oito estacas de profundidade (com capacidade de suportar individualmente a carga de 230 toneladas-força), coroadas por um bloco com mais de 30 metros cúbicos de concreto. Esses blocos, que medem pouco mais de 7 metros de comprimento, por 2,60 metros de largura e 1,60 metro de altura (ou profundidade), servem de base para os pilares que vão sustentar a via elevada.

A obra do elevado começou em maio e está orçada em R$ 15 milhões, com prazo de conclusão de 18 meses. O elevado terá 220 metros de extensão e fará a ligação, em forma de anel, entre a SC-405 e a rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, que une o Rio Tavares e o Campeche à Lagoa da Conceição. O projeto contempla ainda, para o entorno, ciclovias e calçadas.

(Prefeitura de Florianópolis, 15/09/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *