Produtores aprovam demarcação aquícola
17/09/2015
Fenaostra começa nesta quarta e oferecerá internet gratuita para os participantes
17/09/2015

Florianópolis avança no Plano de Mobilidade

O último dia da oficina de alinhamento estratégico para a criação do Plano de Mobilidade Urbana de Florianópolis, organizado pelo Instituto de Planejamento Urbano (IPUF) em parceria com o WRI Brasil, foi marcado por debates e mapeamento de ações. Os participantes, entre técnicos do IPUF, secretarias, vereadores, representantes de associações e sociedade civil, participaram ativamente das atividades dinâmicas, no sentido de elencar ações que gostariam de ver contempladas no plano do município.

A atividade foi conduzida pela equipe da WRI Brasil, formada pelo gerente de relações estratégicas, Diogo Pires Ferreira, pela especialista em desenvolvimento urbano, Lara Caccia e pela arquiteta e urbanista, Ariadne Samios com a participação do diretor técnico do IPUF, Célio Sztoltz. Por meio da metodologia world-café, as discussões foram divididas em oito temas centrais: pedestres e ciclistas; espaços públicos e novas urbanizações; transporte coletivo; veículos privados; sistema viário; participação popular; táxis e moto-táxis; e transporte de carga.

Durante a atividade foram enumeradas dezenas de ações que devem ser prioridades na construção do plano. Entre elas, a conscientização e a importância do papel comunicacional e educacional que as mudanças pensadas precisam abranger, assim como a qualificação do sistema de transporte coletivo, a valorização das áreas para pedestres, integração entre diferentes modais, melhoria de sinalizações, entre outras. “Para começar essa caminhada, precisamos definir um norte, um ponto em comum para, então, estabelecermos ações de curto, médio e longo prazo”, destacou Diogo Pires Ferreira, Coordenador de Projetos de Transporte do WRI Brasil.

Por fim, as propostas e tópicos preliminares apontados na dinâmica foram apresentados e debatidos pelos participantes. O alinhamento e os temas elencados durante a Oficina, agora, servirão como ponto de partida para a estruturação do conteúdo a ser abordado pelo Plano de Mobilidade Urbana de Florianópolis. “Esse primeiro passo foi muito importante para que todas as secretarias da prefeitura pudessem ter a mesma visão do problema. Tratar a mobilidade urbana através de um planejamento participativo envolvendo população e profissionais técnicos é essencial”, afirmou o superintendente do IPUF, Acácio Garibaldi.

(Prefeitura de Florianópolis, 16/09/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *