Florianópolis debate Sistema Único de Saúde
10/06/2015
Aeroporto Hercílio Luz terá novo terminal e pátio, anuncia Dilma Rousseff
10/06/2015

Fiesc diz que concessões são passo importante para economia de Santa Catarina

Para o presidente da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado), Mario Cezar de Aguiar, as concessões anunciadas nesta terça-feira pela presidente Dilma Rousseff são uma boa alternativa para o governo atender a demanda por obras na constante falta de recursos públicos. Para o Estado, então, representa um passo importante, na visão de Aguiar, porque agilizará investimentos já retardados.

“Historicamente no Estado, o governo federal aplica apenas 15% dos recursos previstos para obras em infraestrutura”, afirmou Aguiar ao assegurar maior rapidez nas obras por meio de concessões. “A BR 101 está há mais de 20 anos em obras. Se fosse concedida à iniciativa privada, levaria três”, comparou. “Da mesma forma o Aeroporto de Florianópolis e as ferrovias, totalmente viáveis economicamente”, acrescenta.

O presidente da Câmara da Fiesc explica que ainda não é possível projetar valores dos pedágios das rodovias concedidas e defende a medida. “O valor não pode inviabilizar a economia do Estado e depende das exigências de investimentos feitas no projeto, do prazo de exploração e do estudo técnico. Mas uma coisa é certa: é melhor pagar pedágio do que andar em estradas precárias, sem segurança e que freiam a competitividade”, declarou.

O governador Raimundo Colombo destacou que as obras das concessões devem iniciar somente em 2016 e alegou que consultará a população sobre os preços sugeridos pelas empresas para pedágio.

“Agora vai ser colocado uma PMI [Procedimento de Manifestação de Interesse] para oficializar as concessões e depois as empresas terão um prazo de seis meses para entregar os projetos para se escolher os vencedores. Só aí vai se ter mais detalhes dos valores e os locais dos pedágios”, explicou.

(Notícias do Dia Online, 09/06/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *