UFSC decidirá em maio se passa ou não a gestão do Hospital Universitário à EBSERH
04/05/2015
Entidades se mobilizam para restaurar mirante do Morro da Cruz, em Florianópolis
04/05/2015

Primeiro trecho da duplicação da SC-403 será liberado na próxima semana

O primeiro trecho dos cinco quilômetros de duplicação da SC-403, entre Canasvieiras e Ingleses, no Norte da Ilha, deverá ser liberado para o tráfego de veículos na próxima semana. A informação foi confirmada nesta quarta-feira pelo engenheiro fiscal Ivan Amaral, da Secretaria de Infraestrutura do Estado, e diz respeito ao Km 3 da rodovia, onde está localizada a Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz. Paralelamente à duplicação da SC-403, a região também será beneficiada com a conclusão do elevado de Canasvieiras, na SC-401, prevista para o final de julho.

O projeto de duplicação da SC-403, iniciado no segundo semestre de 2013, teve ritmo lento nos seis primeiros meses, até que o governo estadual rescindiu o contrato com a empresa Espaço Aberto por atraso no cronograma. Em julho do ano passado, a Planaterra, de Chapecó, assumiu as obras de duplicação.

Com custo estimado em R$ 36,8 milhões, a duplicação da SC-403 deve ser concluída antes da temporada de verão, período em que o fluxo de veículos na região aumenta consideravelmente. “O ritmo das obras está ótimo. Temos reuniões semanais com a construtora e o objetivo é inaugurar [a duplicação] em dezembro deste ano”, afirmou Amaral.

Próximo dali, na SC-401, a construção do elevado de Canasvieiras, com extensão de 400 metros, entrou na reta final e deverá ser entregue dentro do prazo estimado, até o final de julho. “Terminamos a fundação dos pilares. Agora, estamos na etapa de colocação das lajes do próprio elevado. Finalizando isso, faremos a pavimentação e a sinalização, e a recuperação dos canteiros e do antigo trevo. A parte de acabamento pode ser que se estenda um pouco mais, mas o bruto da obra estará pronto até o final de julho”, disse Paulo Rovares, engenheiro responsável pela obra orçada em R$ 12,2 milhões.

Segurança para entorno de escola

Se, por um lado a conclusão do primeiro trecho da duplicação da SC-403 traz alívio aos motoristas, por outro, traz preocupação aos pedestres. Em frente ao túnel de passagem que deverá ser inaugurado na próxima semana, está a escola municipal.

A medida soluciona o problema de quem precisa atravessar a rodovia, mas a falta de sinalização e controladores de velocidade coloca em risco a vida de moradores, professores, funcionários e alunos. “Está bem difícil para vir trabalhar, além do perigo que representa para as crianças. A obra está adiantadíssima, mas não vejo uma sinalização coerente com seu tamanho. Tem que ter mais organização”, criticou a professora Nara Lui, 52 anos.

Ciente do problema, o engenheiro fiscal Ivan Amaral promete uma solução rápida. “Todo tráfego passará por cima do túnel. Nas marginais, será apenas tráfego local. Vamos iluminar a passagem, colocar uma lombada antes do túnel e uma faixa de pedestres. Nos primeiros dias, para instruir os alunos, pediremos apoio à policia”, afirmou.

( Notícias do Dia Online, 30/04/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *