Garis: Heróis da resistência
15/05/2015
Domingo no Parque
15/05/2015

Cerveja é gastronomia?

(Por *Carlo Enrico Bressiani , DC, 15/05/2015)

Cerveja rima com batata frita! Ou amendoim? Não, não, com o churrasco do fim de semana. Será que é só isso? Quando não se conhece a infinidade de aromas, texturas e sabores que uma cerveja pode ter, pode-se ter a impressão de que cerveja, a bebida de massa que nos acostumamos a beber, só cai bem com comida salgada.

Ledo engano, ainda bem. Se você tiver a curiosidade de estudar e experimentar, cerveja pode harmonizar com qualquer prato. Já pensou em uma sobremesa com cerveja? Stout com petit gateau. Com frutos do mar? Uma wit bier encaixa perfeitamente. Com carne de caça? Vai bem com uma dubbel.

É interessante que tenhamos cervejas para cada ocasião. A bebida leve e refrescante é perfeita para o final de um dia quente, de preferência à beira do mar. As cervejas mais potentes, alcoólicas e tostadas combinam com dias frios. Há cervejas que por si só já são uma sobremesa, como uma saison frutada, por exemplo.

O que temos de entender é que cerveja também é gastronomia. Se nos damos o direito de experimentar e prestar atenção à sua espuma, cor e transparência, iniciamos a apreciação antes de colocar a cerveja na boca. Se damos importância ao aroma, estamos fazendo um baita elogio ao cervejeiro que teve tanto trabalho para nos presentear com a bebida. Quando, afinal, consumimos este maravilhoso líquido, temos prazeres sensoriais indescritíveis. Mas não precisamos nos cercear do prazer que pode ser a refrescância de uma loira gelada em um dia muito quente. É isso e muito mais.

*Doutor em Finanças e diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *