Cantinho Floripa, o cantinho da Câmara na Feira da Esperança
30/04/2015
PMF e Acate buscam soluções para empresas
30/04/2015

Santinho entrega projeto de parque natural

O prefeito Cesar Souza Junior reuniu-se com lideranças do Santinho e Ingleses, nesta terça-feira (28), para debater o projeto de lei para a criação de uma unidade de conservação no Norte da Ilha. Também estiveram presentes diretores e técnicos da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram) e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), além dos vereadores Pedro de Assis, Afrânio Boppré e Lino Peres.

A proposta é que seja criada uma unidade de conservação na categoria de Parque Natural, destinada à preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação, interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico.

Os moradores da localidade entregaram ao prefeito o projeto de lei do parque natural municipal nas dunas da praia dos Ingleses e Santinho, nos arredores da Lagoa do Jacaré, e solicitaram o encaminhamento para a Câmara de Vereadores, para que seja votado em audiência pública.

O prefeito elogiou a iniciativa da comunidade, que levou o projeto de lei de forma convergente e preparada. “Estamos sensíveis ao pedido e mobilização dos moradores do Norte da Ilha. A Floram irá analisar a proposta e fazer as adequações necessárias no projeto para que a assinatura aconteça o quanto antes. Temos certeza que será mais um grande ganho para a cidade”, disse.

Segundo Rafael Freitag, morador do Santinho e um dos organizadores do projeto, a criação de unidades de conservação abrangendo estas áreas terá impacto não só na Natureza, mas na economia da cidade. “A proteção do local representa um cuidado também com o aquífero dos Ingleses, que fornece água potável para todo o Norte da Ilha. Ali, encontramos também o maior museu arqueológico ao ar livre de Santa Catarina, com importantes pinturas rupestres, e mais de 150 espécies de aves, inclusive migratórias”, disse.

(Prefeitura de Florianópolis, 29/04/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *