Governo do Estado tem R$ 130 milhões do BNDES em caixa para reforma da ponte Hercílio Luz
10/04/2015
Florianópolis receberá evento internacional de saúde em maio
10/04/2015

Mercado Público de Florianópolis está quase

(Por Carlos Damião, ND, 10/04/2015)

O Mercado Público de Florianópolis vai ser vistoriado nesta sexta, 10, à tarde, pelo prefeito Cesar Souza Júnior. As obras estão na reta final e, ainda em abril, os concessionários poderão assumir os boxes para começar a organizar seus negócios.


Agora só falta o telhado

Com obras na reta final, comerciantes e autoridades ainda não chegaram a uma definição sobre o horário de funcionamento do prédio histórico nos fins de semana

A s obras de restauração do Mercado Público de Florianópolis finalmente entram em fase final, e a expectativa é que em dois meses mais de 100 boxes com 53 tipos de comércio abrirão as portas para receber o público. Para gestores ligados ao turismo, o local pode servir como um grande aliado no incentivo à circulação de pessoas no centro da Capital, principalmente aos domingos, quando a região tradicionalmente fica deserta.

No entanto, nem todos os permissionários dos boxes estão dispostos a sacrificar o único dia de descanso na semana. Enquanto o impasse continua, as obras na ala sul do Mercado seguem em fase de finalização. A previsão para inauguração é dia 19 de junho.

Para o peixeiro, abrir às 8h já é tarde; para o dono de bar, o horário é praticamente madrugada. Conciliar os horários é um desafio que vem sendo discutido.

– Quem trabalha com alimentação naturalmente vai querer estender o horário para a noite, quando as pessoas saem do trabalho e querem comer e beber algo. Mas também temos que entender o lado dos outros comerciantes, pois ninguém sai para comprar sapato às 20h. Vamos propor uma solução que satisfaça a todos – diz Hélio Leite, gestor de negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL-FLP).

MAIS MOVIMENTO PARA O CENTRO

Com exceção da manhã de sábado, lojas e restaurantes do centro de Florianópolis ficam fechados nos fins de semana. Essa relação de convivência dos manezinhos com o Centro é justamente oposta ao que ocorre em outras capitais brasileiras. A secretária adjunta de Turismo da Capital, Luciane Camilotti, aposta que a abertura possa promover uma mudança de comportamento:

– O Mercado é um dos principais equipamentos turísticos da cidade, especialmente por ser um dos prédios históricos mais bonitas do Centro. Se ele funcionar nos fins de semana, isso pode incentivar outros comerciantes a abrir.

No ano passado, a prefeitura chegou a fazer uma pesquisa para verificar a preferência da população – 90% das pessoas afirmou que preferia o Mercado aberto nos fins de semana.

Se para gestores de órgãos públicos e de entidades comerciais a abertura do Mercado nos fins de semana trará resultados positivos para a cidade, o mesmo não acontece com alguns dos principais interessados nessa decisão: os permissionários dos boxes. Dono de um café há mais de 15 anos no prédio histórico, antes na ala sul e agora no box 53 da ala norte, Joel da Rosa garante que não vai ceder a qualquer apelo sobre abrir no domingo:

– Eu cuido do café com alguns parentes e não vou abdicar do único dia que temos para descansar. O Mercado pode até abrir, mas o meu café não vai.

Dono de um boxe que vende material esportivo no prédio histórico e presidente da Associação dos Lojistas do Mercado Público, Aldonei Brito informa que os comerciantes ainda não chegaram a uma conclusão sobre o horário de funcionamento, mas que já existem algumas opções:

– É preciso ter certeza se vai ser rentável abrir no fim de semana. Por isso, o que vamos propor na próxima reunião da associação é que isso seja feito inicialmente um domingo por mês, para sentir o comportamento do público.

Com previsão de conclusão para junho deste ano, a reforma completa do Mercado está em fase final na ala sul. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Luiz Américo Medeiros, esta semana os trabalhadores devem começar a recolocar o telhado, retirado no começo de 2015 para aliviar o peso sobre as colunas e vigas de sustentação:

– Esse procedimento de recolocação do telhado deve demorar de 15 a 20 dias. Enquanto isso, outros operários fazem os últimos acabamentos. Devemos entregar os espaços para os comerciantes prepararem os boxes em abril.

( DC, 10/04/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *