Santa Catarina registra quase 500 casos de dengue
13/03/2015
Debate da mobilidade urbana em Florianópolis
13/03/2015

Os protestos contra corrupção

(Por Moacir Pereira, DC, 13/03/2015)

Dois eventos neste fim de semana oferecerão um termômetro sobre as reações na sociedade brasileira contra a onda de corrupção que assola o país e contra a roubalheira na Petrobras. O primeiro acontece hoje, a partir das 16h, no Centro da Capital, convocado pela Central Única dos Trabalhadores e com respaldo dos sindicatos a ela filiados. No início anunciaram defesa do governo Dilma, mas como a reação foi negativa, alteraram a pauta. Agora, entre os objetivos estão a reforma política, a defesa da Petrobras e contra o golpe.

Estranho é constatar que a principal central do país, braço sindical do PT nacional, não tenha sequer uma flâmula contra a corrupção ou ao menos em defesa da ética na política. Marca registrada do PT e da CUT desde a fundação, a ética de muitos de seus principais dirigentes foi sepultada desde a conquista do poder nacional em 2002. A partir de 2003, o avanço no erário ignorou os princípios que nortearam o partido. Líderes petistas e aliados do PMDB e PP tomaram o tesouro de assalto.

O segundo manifesto vai ocorrer no domingo. É contra a corrupção em todos os níveis da administração pública. Mas tem como motivo principal esta escandalosa roubalheira na Petrobras. Nos últimos dias cresceu aqui em Santa Catarina adesão de instituições de diferentes setores econômicos, políticos e sociais a estas manifestações. Notas oficiais foram lançadas por várias entidades empresariais, sindicais e associativas. Todas convocando associados para os atos, mas enfatizando a necessidade de ordem. Nenhuma delas fala em impeachment, nem Fora Dilma.

Querem governantes e políticos sintonizados com o trabalho, a honestidade, a ética e o bom uso dos recursos públicos.


Basta!

De nota do CDL da Capital, assinada pelo presidente Marco dos Santos: “Estaremos na rua neste domingo lutando por nossas bandeiras e para dar um basta à corrupção. Contamos com a participação dos associados, ratificando um dos pilares de nossa entidade, o estímulo ao desenvolvimento da prática associativista como conceito de cidadania.”


Advogados

Nota oficial do conselho da OAB trata dos atos de domingo. Afirma: “A OAB/SC está solidária aos brasileiros e manifesta indignação com atos de corrupção que vêm sangrando os cofres públicos. A entidade conclama a todos os cidadãos para que apoiem e unam esforços em torno da campanha de combate à corrupção lançada pelo Conselho Federal, cujo pilar é a imediata reforma política.”

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *