Prefeitura de Florianópolis encaminha reforma administrativa à Câmara
26/03/2015
Mesmo com indicação do MP-SC para não aprovar novas ruas, vereadores terão que apreciar matérias
26/03/2015

Obras do contorno viário nos trechos de Biguaçu e Palhoça começam dia 25 de abril

Depois anos de espera, as obras de todo o traçado do contorno viário da Grande Florianópolis começam a sair do papel. Na última segunda-feira (23) a Autopista Litoral Sul recebeu a Licença de Instalação para os dois trechos que faltavam, Norte e Sul, em Biguaçu e Palhoça, que juntos somam 36 km. De acordo com a concessionária, o trabalho deve ser concluído até 2018, três anos após o início das obras nestes trechos. O trecho intermediário, com 14 km em São José, já está em obras desde maio de 2014.

Entre as condicionantes da licença está a exigência de comunicar ao Ibama o início da obra 30 dias antes. Por isso nesta quarta-feira (25) a concessionária protocolou o comunicado de início das obras. “Já contratamos a empresa para construir a rodovia nesses trechos e as negociações com os moradores que precisam vender suas propriedades para a construção do Contorno estão em andamento. Nosso objetivo é entregar o Contorno o mais rápido possível”, explica o gerente de planejamento estratégico da Autopista Litoral Sul, Marcos Guedes.

No trecho intermediário, entre os quilômetros 211 e 225, em São José, a obra está dentro do cronograma e cerca de 40% já foi executada. Os trabalhos no local incluem terraplenagem, drenagem, construção de uma ponte, um viaduto, uma passagem em desnível e um trevo.

O Contorno Rodoviário de Florianópolis desvia parte do fluxo de veículos da BR-101, no trecho entre Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José e Palhoça. O projeto foi desenvolvido pela Autopista Litoral Sul após ampla discussão com os municípios abrangidos, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os governos Federal e Estadual e a população da região. O Contorno terá 50 km de pista dupla, cortando os municípios de Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José e Palhoça, com início no quilômetro 177 da BR-101, no Vale do Rio Inferninho, e final no quilômetro 220, próximo à ponte do Rio Aririú.

Programa Básico Ambiental

Entre os programas de compensação ambiental desenvolvidos pela Autopista está o Projeto Circuito Ambiental, que capacita professores da rede pública dos municípios diretamente impactados pela obra sobre conteúdos relativos a fauna, flora, arqueologia, água, comunidades indígenas e mobilidade urbana. Neste primeiro semestre de 2015, os professores estão repassando os conteúdos para 700 alunos de Palhoça, São José, Governador Celso Ramos e Biguaçu.

A concessionária também está restaurando 116 hectares do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, área equivalente a mais de 100 campos de futebol. Além de plantio de mata nativa em 40 hectares, a ação também prevê a remoção de pinus em toda a área a ser recuperada. Os pinus são considerados exóticos para o local, ou seja, não são comuns ao habitat e modificam o ecossistema, prejudicando as espécies nativas tanto da flora quanto da fauna. O Parque da Serra do Tabuleiro é a maior unidade de conservação de proteção integral do Estado.

O resgate da fauna e da flora local, com o objetivo de preservar as plantas e os animais comuns na região onde está sendo construído o Contorno, também faz parte do Programa Básico Ambiental desenvolvido pela Autopista e monitorado pelo Ibama.

Contorno viário

•     50 quilômetros de pista dupla

•     6 trevos

•     22 passagens em desnível

•     3 viadutos

•     12 pontes

•     8 túneis

(Notícias do Dia Online, 25/03/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *