Cemitério barra obra do elevado do Rio Tavares
18/03/2015
Brasil: um prato cheio para o turismo
18/03/2015

“Nova ligação com continente é inevitável”

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), desembarca pela primeira vez em SC desde que tomou posse na Esplanada. Hoje, avaliará com o governador Raimundo Colombo (PSD) e o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD), o andamento das obras vinculadas ao ministério no Estado, que somam cerca de R$ 15 bilhões. Em entrevista exclusiva ao DC, Kassab coloca entre as prioridades melhorar a mobilidade urbana na Grande Florianópolis, discussão que passa pela quarta ligação entre a ilha e o continente.

O que será tratado no encontro do senhor com o governador Raimundo Colombo e o prefeito Cesar Souza Junior?

A ideia é analisar todos os projetos e obras em andamento em Santa Catarina, seja com governo ou com a Prefeitura de Florianópolis. Vamos ter oportunidade de identificar obstáculos que existam sobre alguma obra paralisada ou com ritmo mais lento.

A mobilidade é um dos principais problemas na Grande Florianópolis, em especial entre o continente e a Ilha de Santa Catarina. O senhor tratará de algum projeto específico para resolver a situação?

Este assunto já foi abordado na visita do governador Raimundo Colombo ao ministério. Amanhã (hoje) vamos mais uma vez vamos discuti-lo para que possamos, além de avançar nas obras definidas, em especial os BRTs, encontrar outros projetos que poderão ser colocados em futuros PACs.

A quarta ligação entre continente e ilha sairá do papel?

É inevitável que saia mais uma ligação com o continente, diante da movimentação e dos transtornos para comunidade. A forma em que a ligação será feita é o que vai ser definido com estudos aprofundados. Os estudos serão realizados pelo Estado, nós vamos receber os pedidos.

A construção de um teleférico pode resolver parte dos problemas de mobilidade em Florianópolis?

Existe uma análise profunda por parte dos órgãos regionais para que possa ser formulado o melhor projeto para o teleférico. Concluída a formulação, Estado e município vão buscar parceiros, vão apresentar o pedido ao ministério.

O Projeto de Urbanização Maciço do Morro da Cruz é um dos maiores do Estado incluído no PAC. O senhor acompanha o andamento?

O projeto está sendo acompanhado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e sempre ficou claro que era uma prioridade do ministério. O assunto também será fruto de avaliação na nossa reunião em Santa Catarina.

Outro problema em Santa Catarina é o saneamento básico. O Estado tem menos de 20% de coleta e tratamento de esgoto. Como melhorar os índices?

Esta é uma das nossas prioridades em relação à Santa Catarina. Já houve uma reunião preliminar com a equipe do governador Colombo. Nossa meta é aumentar de forma significativa os índices de saneamento no Estado, em especial os de esgotamento sanitário. Será um conjunto de intervenções que será apresentado.

O senhor é o principal quadro do PSD, partido do governador Raimundo Colombo. Apesar de cedo, o PSD discute um nome para concorrer à sucessão do governador?

O segundo mandato do governador está apenas se iniciando, seria uma temeridade abrir essa discussão agora.

(Por DC, 18/03/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *