IPTU de Florianópolis
11/03/2015
Aprovada criação do Mercado Público do Continente
12/03/2015

Mobilidade urbana terá oficinas de discussão

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio do Instituto de Planejamento Urbano (IPUF) e da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizará nas próximas semanas uma série de oficinas que tem por objetivo a apresentação de novas propostas para melhoria da mobilidade urbana na capital catarinense.

Florianópolis é uma das muitas cidades brasileiras que tem investido longamente nesse raciocínio, pelo menos desde 1926, quando foi inaugurada a primeira das grandes obras viárias do século XX: a ponte Hercílio Luz. É evidente que obras viárias foram, e em alguns casos continuam sendo, essenciais. A questão é saber até quando os esforços e investimentos continuarão sendo eficazes.

Sob esse aspecto, o caso da Cpital é ilustrativo: três grandes pontes, quatro enormes aterros centrais, muitos quilômetros de avenidas e vias duplicadas, vários viadutos e um túnel de dimensões consideráveis, praticamente todos construídos nos últimos 40 anos, não fizeram com se aviste uma solução para a mobilidade urbana na cidade. Ao contrário, a cada dia são exigidas mais obras para evitar o aumento das crises e as ameaças de colapso no trânsito.

A convicção é de que os problemas de mobilidade urbana podem ser equacionados, inclusive a curto prazo. Mas, para tanto, conceitos e prioridades precisam ser alterados e uma nova base de raciocínio deve ser posta a serviço da cidade. Vale destacar que os problemas de mobilidade não podem mais ser tratados de forma isolada. As fórmulas praticadas nas últimas décadas estão gastas e não poderão ser mantidas por muito tempo.

Por isso, é preciso que Florianópolis passe a ser exemplo de soluções inovadoras, criativas e corajosas. Este estudo tem por objetivo estimular debates e provocar decisões voltadas ao futuro da cidade em bases diferenciadas das atuais, valorizando padrões urbanísticos que associem crescimento econômico e social com meio ambiente, cultura e qualidade de vida.

 

Calendário das Oficinas:

 

19/03 (quinta-feira) – Região Norte – Local: Sapiens Parque (Av. Luiz Boiteux Piazza,1302, Canasvieiras)

 

25/03 (quarta-feira) – Região Leste e Sul – Local a confirmar

 

26/03 (quinta-feira) – Região Central e Continental – Local a confirmar

 

09/04 (quinta-feira) – Audiência Pública Geral – Local: Assembleia Legislativa (ALESC)

 

OBS: As reuniões acontecerão sempre das 18h30 ás 22h.

(Prefeitura de Florianópolis, 11/03/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *