Governo estadual contrata empresa para obras emergenciais da Hercílio Luz
20/02/2015
Ponte Hercílio Luz: Novela interminável
20/02/2015

Ponte Hercílio Luz reforma ganha novo fôlego

EMPRESA PORTUGUESA FECHA contrato com o Estado para fazer a obra emergencial. Contrato foi firmado no dia 10 de fevereiro e começa a ser executado após assinatura da ordem de serviço

O governo estadual fechou contrato com a Empa S.A Serviços de Engenharia – pertencente ao grupo português Teixeira Duarte – para execução das obras emergenciais da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Os papéis foram assinados dia 10 de fevereiro, mas o acordo só foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado.

A empresa será responsável pela construção da estrutura de sustentação do vão central da ponte e tem um prazo de 180 dias para concluir os trabalhos a partir da assinatura da ordem de serviço. O preço estipulado no contrato ficou em R$ 10,3 milhões.

A contratação foi celebrada um dia antes do governador Raimundo Colombo (PSD) viajar aos EUA, onde visitou a American Bridge, companhia sediada em Pittsburgh que está sendo sondada para realizar a restauração da ponte. A fase final das obras só poderá ter início após a conclusão da estrutura de sustentação: etapa nomeada de “Ponte Segura”.

A Empa já era tida pelo governo como uma “carta na manga” caso outras empresas se recusassem a assumir as obras emergenciais. Com a desistência da Roca no final de janeiro, as tratativas com a portuguesa foram retomadas.

O anúncio oficial demorou mais de uma semana após a assinatura do contrato porque se esperava que o governador, que está no exterior, voltasse ao Estado e desse publicidade ao fato pessoalmente.

Havia também a preocupação de que a divulgação da empresa pudesse comprometer as negociações, tendo em vista que, além da Roca, outra empresa, a TDB, também desistiu de assinar com o governo. Segundo o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, a ordem de serviço ainda não foi assinada.

A empresa precisa fazer inventário e vistoria do canteiro de obras e analisar a situação das gruas antes de reiniciar os trabalhos que estão paralisados desde a rescisão contratual com o Consórcio Florianópolis Monumento, em agosto do ano passado.

– O diretor de operações (da Empa) esteve aqui em Florianópolis. Trata-se de uma empresa tradicional no ramo, com expertise suficiente para realizar as obras – disse o presidente.

(DC, 20/02/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *