Prefeitura de Florianópolis faz contrato emergencial para manutenção de semáforos
05/02/2015
Fiscais da SESP realizam apreensões no TICEN
06/02/2015

Plano quer melhorar o trânsito em Florianópolis

(Da coluna de Moacir Peireira, DC, 05/02/2015).

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Plamus) foi lançado pelo governador Raimundo Colombo com o objetivo de melhorar o trânsito na Ilha de Santa Catarina e na Grande Florianópolis. Durante a apresentação do programa pelo vice-presidente da Strategy – PwC, Carlos Eduardo Gondim, Colombo anunciou que a coordenação e execução caberá ao engenheiro Cássio Taniguchi, ex-prefeito de Curitiba e especialista em urbanismo.

Ele começa como superintendente e depois assumirá a Secretaria de Mobilidade Urbana, que será criada após a extinção de 10 secretarias executivas.

As pesquisas realizadas comprovaram com dados o que já se sabe empiricamente: a imobilidade em Florianópolis é causada pelo uso exagerado de carros particulares e a falta de eficiência do sistema de transporte coletivo.

Uma constatação surpreendente: Florianópolis é a cidade brasileira com maior percentual de uso de veículo particular. Chega a 48%, contra média nacional de 32%. Já o transporte coletivo é usado por apenas 24% da população. Outros 25% da locomoção ficam com ciclistas e pedestres.

Quer dizer: mantidos os índices atuais de emplacamento de novos veículos e sem melhoria e maior uso do transporte coletivo, a Ilha vai travar, terá imobilidade total nos próximos anos.

Entre as vias mais movimentadas, destaque para as pontes. Por elas passam todos os dias 138 mil pessoas. Desse total, 50% em transporte individual. Pior: a taxa de ocupação dos ônibus é de 60%.

O plano prevê medidas de curto, médio e longo prazos, além de investimentos milionários para incentivo ao transporte coletivo.

Carlos Gondim (E) expôs o Plamus e Colombo (C) anunciou Cássio Taniguchi (D) para a coordenação

SPU inimigo

Participando em Brasília do Fórum Nacional de Secretários de Turismo, o advogado Filipe Mello levou ao ministro do Turismo Vinicius Lages, uma contundente crítica sobre as ações do SPU na Ilha de Santa Catarina e no litoral catarinense.

— O SPU se coloca como inimigo do turismo em SC — enfatizou o secretário estadual, que obteve aval do ministro para uma ação no Palácio do Planalto.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *