Disputa por espaço
10/02/2015
A realidade escancarada no Facebook
10/02/2015

Em SC, casos de dengue registrados chegam a 104

Em SC, casos de dengue registrados chegam a 104

Um novo boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) ontem informou que foram confirmados 104 casos de dengue em Santa Catarina em 2015.

Do total, 60 são transmitidos dentro do próprio estado (autóctones), todos infectados em Itajaí – 59 residentes no município e um morador de Balneário Camboriú, mas que contraiu a doença em Itajaí.

O levantamento também mostra que há o registro de 11 casos importados (contraídos em outros estados/países), registrados em Araranguá (1), Balneário Barra do Sul (1), Florianópolis (1), Guaramirim (1), Itajaí (1), Três Barras (1), São José do Cedro (1), Blumenau (1) e de moradores de outros locais do Brasil diagnosticados em Santa Catarina (3).

Há, ainda, 33 casos confirmados da doença pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) que estão em investigação pelos municípios para determinar o local de transmissão em Brusque (1), Florianópolis (1), Itajaí (29) e Joinville (2).

AÇÕES DA VIGILÂNCIA SE INTENSIFICAM

Nos últimos dias, com a intensificação das ações de vigilância e o controle da dengue em todo o Estado, aumentou a assistência à saúde em detectar casos suspeitos, constatado pelo aumento na notificação de casos.

– Esta atividade é fundamental para identificar precocemente a ocorrência de aglomerados de casos, permitindo uma rápida tomada de decisão dos municípios e do estado no combate à transmissão – afirma o diretor de Vigilância Epidemiológica, Eduardo Macário.

Até o momento, todos os casos autóctones, quando a transmissão ocorre dentro do Estado, são de pessoas que se infectaram no município de Itajaí, especificamente nos bairros de São Vicente e Cordeiros, o que significa que o surto está restrito a estas localidades. É uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus.

É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

(DC, 10/02/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *