IPTU da Capital: Novela Sem fim
28/01/2015
Projeto de Florianópolis é um dos vencedores do Desafio para Construção de um Futuro Melhor promovido pela Coca-Cola
29/01/2015

Enfim, o Museu da Cidade de Florianópolis

As obras de recuperação da antiga Casa de Câmara e Cadeia ainda vão demorar, mas a prefeitura já lançou o edital de concorrência pública para escolher a empresa que vai instalar e operar no prédio o Museu da História da Cidade de Florianópolis.

Além de exibir documentos, imagens e objetos relativos à capital catarinense, o museu vai ser também um centro cultural, com auditório, livraria e cafeteria.

O edital foi assinado na terça (27) pelo prefeito Cesar Souza Júnior, em mais uma ação positiva que merece aplausos, especificamente dos pesquisadores, professores, estudantes e moradores que querem conhecer melhor a impressionante história de Florianópolis, uma das cidades mais antigas do país, fundada no século 17.

A própria documentação da antiga Casa de Câmara e Cadeia – que, no Império, tinha o papel de prefeitura – está estocada no Arquivo Histórico localizado ao lado, no antigo prédio do Banco do Brasil.

Lá está boa parte da essência de nossa memória, como os registros da invasão espanhola no século 18 (1777), o decreto assinado por D. Pedro 1º elevando a Vila de Nossa Senhora do Desterro à condição de cidade e capital da província (1823), papéis do império relacionados a Desterro (foto) ou o decreto de Hercílio Luz (1894) que mudou o nome original da cidade para Florianópolis.

São milhares de documentos pouco conhecidos que poderão ser apreciados por todos no futuro espaço, que promete utilizar meios modernos de interatividade, como acontece em espaços semelhantes em outras capitais.

(ND, 29/01/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *