Estudo aponta tendências e apresenta raio-x sobre a construção civil e a economia do mar catarinense
05/12/2014
Agenda de 08 até 14 de dezembro de 2014
05/12/2014

Estudo sobre mobilidade urbana da Grande Florianópolis é apresentado

Dados sobre mobilidade urbana na Grande Florianópolis foram apresentados nesta quinta-feira (4) em uma reunião com o governador Raimundo Colombo e prefeitos da região. Entre as informações apresentadas por uma equipe do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Plamus) está que a área tem um sistema de transporte extremamente dependente de veículos motorizados individuais.

Conforme os dados, 48% das viagens feitas na região são feitas por carros ou motos. Outro dado apresentado indicia que o tempo médio das viagens por transporte público é o dobro das feitas por automóvel. A pesquisa do Plamus foi realizada ao longo deste ano e concluída em novembro.

A entidade foi contratada pelo BNDES com recursos provenientes do Fundo de Estruturação de Projetos. O estudo analisou, entre outros aspectos, características da urbanização, projeções de crescimento e viagens feitas diariamente na área de abrangência do plano.

Medidas devem ser tomadas

Mais de 5.400 domicílios foram visitados. São pesquisas que subsidiaram o diagnóstico da mobilidade na cidade e que serão a base para as propostas que o corpo técnico do Plamus vai oferecerá para solucionar as questões de transporte na Grande Florianópolis.

O estudo técnico deve apresentar soluções para os problemas de mobilidade urbana dos 13 municípios da Grande Florianópolis: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis.

Uma nova reunião deve ser realizada nas próximas semanas para detalhar ações a serem implantadas em curto prazo. São medidas como corredores exclusivos para ônibus em determinadas regiões e melhorias nos acessos das pontes que ligam o Continente e a Ilha de Santa Catarina.

(G1, 04/12/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *