Especialistas brasileiros e italianos discutem o futuro das cidades
04/12/2014
Seminário Internacional de Turismo em SC reúne lideranças do setor em busca de soluções
04/12/2014

Estado articula centro de inovação ao turismo

(Blog Estela Benetti, ClickRbs, 03/12/2014)

Com forte presença do turismo na economia – mais de 12% do PIB – e potencial de avanço ainda maior, Santa Catarina articula a instalação de um centro de inovação ao setor.

A futura instituição, que deverá ser instalada no Sapiens Parque, no Norte da Ilha de SC, terá, entre as funções fazer estudos voltados ao desenvolvimento da atividade, apontar tendências, realizar projetos em parceria com o setor privado, apoiar o aprimoramento de gestão e até sediar uma incubadora de empresas ao setor.

Entre os mais envolvidos no projeto estão o presidente da Santur, Valdir Walendowsky; o diretor-executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates; e o secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério de Turismo, Vinícius Lummertz. Segundo Fiates, a nova instituição deverá ser instalada no ano que vem em ambiente do novo Centro de Eventos do Norte da Ilha.

No futuro, terá uma sede própria. Inicialmente, atenderá o Estado, mas poderá ter atuação nacional. Segundo Walendowsky, é um projeto estudado há tempos pelas lideranças do setor no Estado e poderá acelerar o avanço do setor em qualidade e receita.

Um dos objetivos é incentivar empresas de tecnologia da informação e marketing para dar suporte ao setor. Essas empresas, mais tarde, podem ampliar sua atuação no país e no exterior. O projeto tem até um pré-orçamento.

A futura sede, que será feita próxima do Centro de Eventos, poderá receber investimento em torno de R$ 7 milhões e a manutenção do centro é estimada em R$ 2,5 milhões por ano custos fixos. Considerando a vocação do Estado, que tem atrações turísticas em todas as regiões, trata-se de uma iniciativa inteligente.

Afinal, Os turistas são disputados pelo mundo todo e quem surpreender mais, com mais qualidade, levará vantagem.10% mais visitantes A Santur projeta para a temporada de verão deste final e início de ano um acréscimo de 10% no número de visitantes frente ao mesmo período da virada do ano passado.

Segundo o presidente da empresa, Valdir Walendowsky, a desvalorização do real frente ao dólar vai impulsionar a vinda de estrangeiros de países vizinhos e também de brasileiros, que já estão viajando menos ao exterior. Ele está animado com o aprimoramento dos serviços da operação verão, que será lançada amanhã.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *