PF apresenta resultado de investigação da Operação Ave de Rapina nesta quinta em Florianópolis
04/12/2014
Prefeitura de Florianópolis ficará responsável por manutenção de semáforos
04/12/2014

Deinfra ainda não encontrou empresa que assuma reforma da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis

Duas semanas após a empresa TDB Produtos e Serviços Ltda anunciar que não assumirá as obras emergenciais da Ponte Hercílio Luz, o Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) ainda não sabe como dar continuidade à reforma do maior símbolo de Florianópolis.

Paralisado desde junho deste ano, dois meses antes do governo rescindir o contrato com a construtora Espaço Aberto, o trabalho tem como objetivo dar estabilidade à estrutura para possibilitar a fase de restauração.

“Ainda não temos nenhuma novidade, mas o prazo para a realização das obras se mantém em seis meses após a assinatura do contrato”, disse o engenheiro Paulo Meller, presidente do Deinfra.

Uma das cotadas para assumir essa etapa da reforma, conhecida como ponte segura, é a construtora Roca Ltda, do Paraná. Procurada pela reportagem, a empresa não quis se pronunciar sobre o caso.

O impasse incomoda não só a população e a administração pública, mas também a ACE (Associação Catarinense de Engenheiros). De acordo com o diretor de atividades técnicas adjunto da ACE e responsável pelo projeto Ponte Segura Roberto de Oliveira, a demora “cria certo constrangimento até para o governo”. Um dos principais pontos de questionamento da ACE é a rescisão do contrato com a Construtora Espaço Aberto.

“Cortar o contrato assim? É o mesmo que pedir uma calça a uma costureira e, quando ela já está na metade, cancelar o pedido”, reclamou Oliveira. Segundo o engenheiro, o principal culpado pelas constantes paralisações da reforma é o Deinfra, a quem acusa de inaptidão para lidar com obras dessa magnitude.

A busca por empresas para retomar a reforma é problemática e não se limita à qualificação profissional. Oliveira acredita que as poucas construtoras que poderiam assumir o trabalho temem ser culpadas por eventuais problemas. “Quem vai assumir ser o ‘pai da criança’ se a ponte cair? Quem assume a culpa?”, indagou.

(ND, 03/12/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *