Parque do Rio Vermelho vai ganhar trilha para cegos
06/11/2014
Câmara de Vereadores de Florianópolis prepara escolha dos membros da CPI dos Radares
06/11/2014

Morre ex-presidente do TJ-SC e governador interno, desembargador Gama Salles

O corpo do desembargador Geraldo Gama Salles, 85, foi sepultado nesta quinta-feira cemitério São Francisco de Assis, no Itacorubi, em Florianópolis. Ex-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Gama Salles foi governador interino catarinense na década de 1980.

Natural de Itajaí, Gama Salles veio para Florianópolis aos seis anos. Na Capital, cresceu, estudou, trabalhou, casou com Romilda Briziguelli Salles e formou uma família. “Ele era estudioso. Gostava de praia e jogava basquete muito bem”, lembrou o irmão, juiz aposentado Urbano Vicente Gama Salles.

Administrou cargos importantes no Estado. Além de presidente do TJ-SC entre 1986 a 1988, ocupou também, de forma interina, o governo do Estado, na administração Amin. “Lembro que, no dia da posse, o governador Esperidião Amin falou que estava transmitindo o cargo para o seu professor. Meu pai ministrava aula de Direito Penal na Universidade Federal de Santa Catarina”, lembrou o filho Urbano Müller Salles Neto. Homem de pulso firme, dedicado e carismático, Salles Neto também foi secretário de Estado da Justiça.

O presidente do TJ-SC, desembargador Nelson Schaefer Martins, decretou luto oficial de três dias no Judiciário. “Pai de numerosa família, deixa um legado de serenidade, bondade, equilíbrio e solidariedade. Suas decisões no Tribunal de Justiça eram pautadas pelo seu conhecimento técnico, mas, acima de tudo, pelo espírito de humanidade e compaixão”, apontou Schaefer Martins.

Gama Salles morreu na madrugada de ontem, no hospital SOS Cárdio, após 48 dias de internação, em virtude de insuficiências cardíaca e renal. De acordo com o filho Urbano Müller Salles Neto, o pai foi hospitalizado em função de um edema pulmonar, quando começaram as complicações. “O coração e o rim foram ficando francos e o meu pai passou a fazer hemodiálise. No período em que ele ficou internado na Unidade de Tratamento Intensivo nós tínhamos autorização para visitá-lo, pelo menos duas vezes por semana, fazíamos carinho nele. Agora ele descansou, partiu para outro plano. A família está conformada”, assegurou.

(Notícias do Dia Online, 06/11/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *