Transporte executivo sofre mais alterações para o verão em Florianópolis
25/11/2014
Vias de acesso e saída alcançam a capacidade máxima em Florianópolis
25/11/2014

Ex-prefeito de Bogotá diz que Florianópolis deve priorizar o transporte de passageiros em ônibus

Aos 60 anos, o colombiano Enrique Peñalosa é reconhecido internacionalmente como um entusiasta do desenvolvimento urbano sustentável, cujas ideias revolucionaram os conceitos de mobilidade urbana em Bogotá, capital da Colômbia, cidade na qual foi prefeito entre 1998 e 2001.

Economista, historiador e especialista em administração pública, a gestão de Peñalosa em Bogotá foi marcada pela construção de 300 quilômetros de ciclovias e pelo sistema Transmilenio de transporte coletivo, que consiste na criação de corredores exclusivos para ônibus nas principais ruas e avenidas da cidade. “Os ônibus e as bicicletas devem ter prioridade no trânsito”, pontua.

Atualmente, Peñalosa é presidente do ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento), uma organização internacional de apoio ao planejamento urbano, com atuação em diferentes países, sempre com foco na melhoria do tráfego e da mobilidade nos grandes centros. “Se não pensarmos as cidades agora, logo teremos lugares onde será quase impossível viver com qualidade”, avalia.

De passagem por Santa Catarina, onde participa dos seminários “Mobilidade Urbana – Mover com dignidade”, Peñalosa concedeu entrevista ao Notícias do Dia para falar sobre iniciativas públicas que poderiam ser implantadas em Florianópolis para melhorar o ato de se mover na cidade. Para isso acontecer, ressaltou, é preciso, antes de tudo, “vontade política”.

(ND, 25/11/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *