CPI do Ministério Público ouve dono da construtora que vendeu imóvel ao órgão
28/10/2014
Passarela Nego Quirido é repassada à Liga das Escolas de Samba por 90 dias
28/10/2014

Sessão em homenagem a Jorge Lacerda será nesta quarta-feira (29)

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza nesta quarta-feira (29), a partir das 20 horas, a sessão especial em homenagem ao ex-governador e ex-deputado federal Jorge Lacerda. A solenidade será no Plenário Deputado Osni Régis e faz parte das comemorações do centenário de nascimento de Lacerda.

Após a sessão, será inaugurada na Galeria Ernesto Meyer Filho, no Hall do Palácio Barriga Verde, uma exposição, com curadoria do museólogo Max José Muller, que traz resumida a trajetória de Jorge, contada através de fotos, citações, dados históricos e na exposição de objetos e lembranças pessoais cedidas pelos familiares.

Juntamente com a abertura da exposição, o jornalista e escritor Moacir Pereira lançará o livro “Jorge Lacerda: jornalista, humanista e estadista”. A obra tem uma longa introdução do autor sobre a vida em Florianópolis nas décadas de 40 e 50, os principais discursos e as manifestações das maiores autoridades, intelectuais e artistas que viveram com o homenageado.

Além da exposição e do lançamento do livro, será lançado o longa metragem “Centenário de Jorge Lacerda”, de autoria de Roberto Lacerda Westrupp, neto do ex-governador. Readaptação de um documentário do mesmo autor, conta a trajetória de Jorge em filmes, imagens e áudios da época. Ainda integra o trabalho depoimentos inéditos de autoridades, amigos, colaboradores e admiradores de Jorge. Roberto vem realizando esse trabalho de resgate da memória de seu avô há mais de dez anos.

Os preparativos para as comemorações do centenário de Jorge Lacerda começaram em outubro do ano passado, quando a Presidência da Assembleia criou uma comissão especial, formada por servidores da Casa, jornalistas e parentes do homenageado, responsável pela organização dos eventos.

A iniciativa das homenagens partiu do deputado Edison Andrino (PMDB). Para ele, a comemoração é importante para resgatar o legado de uma figura importante da história catarinense. “O centenário de nascimento de Jorge Lacerda é um fato importante. Como político e intelectual, ele fez história em Santa Catarina e no Brasil. Precisamos divulgar essa história para as futuras gerações”, disse o deputado.

Quem foi

Jorge Lacerda nasceu em 20 de outubro de 1914, em Paranaguá (PR). Filho de um casal de imigrantes gregos, mudou-se com a família para Florianópolis para iniciar os estudos. Formou-se em medicina em Curitiba e depois foi para o Rio, onde iniciou a carreira de jornalista, no jornal A Manhã. Na capital fluminense, além de se formar em direito, destacou-se pelo envolvimento com as artes e a literatura.

Lacerda foi deputado federal catarinense entre 1950 e 1955 e governou Santa Catarina de janeiro de 1956 até 16 de junho de 1958, quando faleceu, aos 43 anos, em um desastre aéreo nas proximidades de Curitiba. No mesmo acidente, morreram o ex-presidente da República e ex-senador catarinense Nereu Ramos e o então deputado federal catarinense Leoberto Leal. Entre as várias ações à frente do Executivo, destacam-se a construção da primeira rodovia asfaltada feita com recursos estaduais ligando Itajaí a Blumenau, além da constituição da Sociedade Termo-Elétrica de Capivari, que posteriormente seria incorporada à Eletrosul.

(Agência ALESC , 28/10/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *