Servidores públicos de Florianópolis ameaçam greve por aprovação de novo plano de cargos e salário
13/10/2014
Floripa Teatro promove Roda de Negócios
13/10/2014

Com 128 casos registrados, terceira onda de atentados em SC é a maior em dois anos

Sem trégua, a onda de atentados em Santa Catarina já é a mais violenta desde novembro de 2012. Com mais duas ocorrências na madrugada deste domingo, a quarta em Lages e a primeira em Araranguá, o total de ocorrências chegou a 128, desde o dia 26 de setembro, quando teve início esta quarta onda de atentados. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila, as forças de segurança continuarão combatendo as facções criminosas até que a normalidade seja reestabelecida.

Depois da transferência de 21 líderes do crime organizado das cadeias de Santa Catarina para prisões federais e da vinda de policiais da Força Nacional para reforçar a segurança, o número de ocorrências diárias “diminuiu significativamente”, como disse o delegado D’Ávila. No entanto, as medidas não foram suficientes para estagnar por completo as ações criminosas.

As duas últimas ocorrências registradas até o fechamento desta edição mostram que o modus operandi dos criminosos não mudou. No início da madrugada de domingo, por volta de 1h30, a casa de um agente prisional foi alvo de um coquetel molotov, mas que não chegou a incendiar o imóvel. Os autores fugiram em uma moto.

Uma hora mais tarde, a cidade de Araranguá registrou a primeira ocorrência ligada aos atentados. O crime aconteceu no pátio de uma empresa de guinchos que presta serviços ao 19º Batalhão da Polícia Militar. Os criminosos espalharam gasolina sobre motos e caminhões. O fogo foi controlado por um funcionário que mora ao lado do pátio da SOS Guinchos.

Cúpula da Segurança Pública se reúne nesta segunda

Mesmo sem registro de ataques há uma semana, Florianópolis foi o principal alvo dos atentados, com 21 ocorrências. Diferente das outras duas ondas de atentados, em novembro de 2012 e em janeiro e fevereiro de 2013, desta vez os criminosos estariam rebelados contra a polícia devido ao tratamento dito por eles indigno tanto dentro como fora das prisões. “A ação das polícias contra o crime organizado é a principal explicação para a violência, mas vamos continuar realizando as prisões e combatendo o crime”, disse D’Ávila.

Ao total, 58 pessoas foram presas e 18 adolescentes apreendidos, além de dois mortos em confronto com as polícias. Nesta segunda-feira, a cúpula da SSP (Secretaria de Segurança Pública) volta a se reunir para rever as estratégias contra os atentados.

Em novembro 2012 foram 58 ocorrências e em janeiro e fevereiro de 2013 foram 111 ocorrências em 21 dias de atentados. Nesta terceira onda de atentados, que já duram 17 dias, ataques são registrados diariamente, apenas do dia 8 de outubro não houveram ataques.

( Notícias do Dia Online, 12/10/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *