Iniciada reforma do Parque Municipal da Lagoa do Peri
22/09/2014
MPF processa hotel, Floram e Prefeitura por dano ambiental em Jurerê
23/09/2014

Uma ‘nova’ Figueira Centenária

No coração de Florianópolis, localizada no centro histórico, em meio à veia comercial da cidade, está localizado um dos mais antigos e importantes ícones de Florianópolis, a Figueira Centenária, na Praça XV de Novembro. E com a proximidade do dia da árvore e da entrada da nova estação, a primavera, a saudosa Figueira celebra seu rejuvenescimento e sua sobrevida, por pelo menos, mais 150 anos. E para marcar ainda mais essa data, a Lojas Koerich — através do Programa Adote uma Praça, uma iniciativa da FloripAmanhã em parceria com a Floram — ‘devolve’ à população uma ‘nova’ árvore, que encontrava-se em estado de abandono e correndo risco – e que agora respira livremente. O ‘cartão postal’ da Praça XV foi simbolicamente devolvido à população em solenidade realizada nesta segunda-feira (22/09), às 11h30, na Praça XV de Novembro, em frente a Figueira.

Zena Becker destaca a importância da parceria público-privada, ao lado do secretário municipal Dalmo Vieira, do superintendente da Floram, Ivo Carlin e do adotante da Praça XV, Antônio Koerich

 

Há quatro anos, por meio de uma parceria público-privada, firmada em 11 de março de 2010, a Lojas Koerich assinou com a prefeitura de Florianópolis um Termo de Cooperação para Adoção de área pública, para manutenção da Praça XV de Novembro. A Lojas Koerich responsabilizou-se pela conservação e manutenção da Praça XV, incluindo mão de obra para execução dos serviços, como jardinagem, troca de flores nas estações e demais melhorias no espaço físico.

Recentemente, mais uma grande ação foi realizada, podendo ser considerada a mais importante dos últimos anos: a recuperação da saudosa Figueira, em uma ação inédita, uma parceria e iniciativa da Floram com a Lojas Koerich, quando foi realizada uma recuperação nunca antes realizada, trazendo vida e uma nova opção de convívio no centro da cidade.

Seis técnicos, acompanhados de biólogo e de um engenheiro agrônomo, subiram na árvore com rapel e realizaram a erradicação das plantas, retiraram grande quantidade de bromélias, que não são parasitas, mas que sobrecarregam os galhos, também foram retirados cactos e samambaias, chamadas de cipó cabelo, estas sim parasitas e que ao longo do seu crescimento sugam a seiva bruta da velha formosa, secando os ramos e danificando seu crescimento.

 

Para muitos pode parecer mais uma ação de marketing, mas o que grande parte da população não tem conhecimento é que sem o trabalho realizado, o ícone de Florianópolis, corria riscos. Foram tirados 2540 quilos de dejetos da Figueira – 53 metros cúbicos – plantas parasitas e que ao longo do seu crescimento sugavam a seiva bruta da velha formosa, secando os ramos e danificando seu crescimento. Segundo os biólogos que trabalharam na revitalização, se nada fosse feito, a árvore duraria mais uns 15 anos no máximo, e agora, no mínimo mais uns 150.

“São 143 anos de histórias, encontros e desencontros, misticismos e um ícone histórico que encontrava-se em decadência. A Figueira, ao longo de toda a sua vida, nunca havia passado por um processo de recuperação e vinha acumulando junto com sua história, dejetos e plantas que estavam a sugar sua existência”, comenta Antônio Koerich.

O trabalho incluiu raspagem de plantas epífitas (que moram em cima de outras plantas), poda e tratamento das lesões existentes, principalmente nos locais em que atualmente estão localizadas as escoras. Também foi realizada a desratização no entorno da árvore, tudo pra completar mais 100 anos. Foram também refeitas as estruturas de sustentação da velha centenária.

Para embelezar ainda mais esse cartão postal da cidade, o piso da Praça XV também recebeu um tratamento, passou por uma lavagem e nivelamento das pedras que estavam soltas, podendo causar algum acidente ao público que diariamente circula pelo local.

“Estamos muito realizados na continuidade do processo de adoção e manutenção de um símbolo da nossa cidade e mantê-lo vivo na memória de todos os catarinenses e também dos turistas que circulam por Florianópolis. Somos uma empresa cinquentenária, que sempre trabalhou pela comunidade e por isso abraçamos essa causa, fazendo com que a Praça continue pertencendo à comunidade com dignidade”, afirma Antônio Koerich. E completa: “estamos nos dedicando a este momento, procurando desempenhar bem o nosso papel como cidadãos, fazendo nossa parte e trazendo novamente para a sociedade a Praça XV de Novembro”, finaliza Koerich.

Nos últimos quatro anos a Lojas Koerich investiu mais de meio milhão na manutenção e preservação da Praça XV. O processo de revitalização da Figueira custou pouco mais de 60 mil reais. “Um custo pequeno se comparado ao valor histórico e a representatividade de nossa Figueira, tão conhecida e representada em verso e prosa”, finaliza Antônio Koerich.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *