IPTU: A Paulada
17/09/2014
Tribunal de Justiça adia mais uma vez julgamento de reajuste no IPTU de Florianópolis
18/09/2014

Prefeito assina ordem de serviço para as obras de restauração da Casa da Câmara e Cadeia

A restauração da Casa da Câmara e Cadeia, enfim, sairá do papel. Nesta quinta-feira, o prefeito Cesar Souza Júnior assina a ordem de serviço para início da reforma integral do casarão histórico, além da construção de uma unidade de extensão e apoio. A solenidade marca o início das obras de adequação do prédio construído em 1771, orçadas em R$ 5.973.663,81, que serão viabilizadas com recursos da prefeitura e do Ministério da Cultura, através do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O prazo de conclusão das obras é de 18 meses.

O prédio da antiga Casa da Câmara e Cadeia, tombado pelo patrimônio histórico municipal, tem área total construída de 865,90 m². Para a prefeitura, a conclusão do restauro do casarão e a sua revitalização funcional, com a implantação do Museu de História da Cidade, favorecerá a dinâmica sociocultural e econômica da área central. Além disso, proporcionará a valorização e o fortalecimento da identidade histórica cultural da cidade.

As obras a serem executadas levam em conta projeto que foi elaborado pelo Sephan (Serviço do Patrimônio Histórico Artístico Natural do Município), vinculado ao Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis). O critério que orienta a restauração é a preservação dos aspectos originais da edificação, privilegiando a utilização dos materiais e técnicas construtivas de época, em detrimento da substituição e adoção de novas tecnologias.

Estão previstas obras de escoramento emergencial da fachada posterior, das paredes internas e forro da circulação do piso térreo; cobertura provisória para proteção da edificação; recuperação da cobertura, das fachadas, das esquadrias externas e internas, das alvenarias internas, dos pisos e forros e da escada de madeira. Ainda lista da restauração estão a instalação de equipamentos que favoreçam a acessibilidade universal; a infraestrutura para adequação da edificação voltada à implantação do Museu de História da Cidade, e a construção de unidade de extensão e apoio.

( Notícias do Dia Online, 18/09/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *