Contratos de obras de novo terminal e acesso ao aeroporto de Florianópolis devem ser rescindidos
22/08/2014
Revitalização do Centrinho dos Ingleses é pauta na Regional da ACIF
22/08/2014

Medida preventiva proíbe retirada, venda e consumo de ostras e mexilhões em Santa Catarina

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca interditou de forma preventiva, as áreas de cultivo de ostras e mexilhões em Santa Catarina. A proibição é tanto para a retirada, como para comercialização e também o consumo desses animais. A medida foi determinada após exames constatarem a presença de toxinas que podem causar intoxicação alimentar. A ação é temporária  e deve vigorar pelo menos até este sábado (23) quando resultados de novas coletas serão apresentados.

Ainda nesta sexta-feira, 22, uma coleta para os exames laboratoriais serão realizados no Sul da Ilha, em Florianópolis. De acordo com o diretor de qualidade e defesa agropecuária da Secretaria de Agricultura, Roni Barbosa, na semana passada exames no local teriam confirmado a presença elevada de algas produtoras da toxina na área de cultivo. O mesmo ocorreu na região da Ponta do Papagaio, em Palhoça.  “Agora é preciso um novo exame nestas regiões, para comprovar ou liberar a comercialização e consumo dos animais, mas a interdição temporária é necessária para que não haja contaminação. Mas, não é algo para temer. Essas coletas são continuas, e é uma forma de prevenção, que sempre ocorrem”, afirma.

De acordo com o Laboratório de Estudos sobre Algas Nocivas e Fiotoxinas, do IFSC (Instituto Federal de SC), a confirmação de valores de toxinas acima do limite permitido para o consumo ocorreu em São Francisco do Sul e Porto Belo. Mas, a expectativa é de que as toxinas produzidas pelas algas despareçam em poucos dias.

(Notícias do Dia Online, 21/08/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *