Artigo: Operações Urbanas
11/08/2014
Aumentam os focos de dengue na Grande Florianópolis
12/08/2014

Festa da Cultura Açoriana é lançada em Florianópolis

Lançada pelo prefeito em exercício César Faria na noite de sexta-feira (8), a 21ª edição do Açor-Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina – um evento exclusivo para difusão e valorização da identidade cultural açoriana em municípios catarinenses – traz Florianópolis pela primeira vez como anfitriã. A festa acontece, de 22 a 24 de agosto, em Santo Antônio de Lisboa. No lançamento, que ocorreu no Ribeirão da Ilha, 11 personalidades foram homenageadas com o Troféu Açorianidade.

“Eu tenho muito orgulho desta tradição que a nossa cidade tem. Com o Açor, nós vamos poder conhecer mais da cultura açoriana, da gastronomia, e desse povo que é conhecido pela sua música, sua cultura e seu jeito de ser”, destacou César Faria. A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, representantes de entidades culturais e moradores das cidades envolvidas.

No lançamento do Açor 2014, foram homenageados pessoas, grupos e instituições que atuam na pesquisa, divulgação e preservação do legado cultural açoriano, incluindo a Prefeitura da Capital – que recebeu o troféu como município-sede da 21ª edição da Festa Açoriana. A estatueta entregue aos homenageados foi criada pelo artista plástico João Aurino Dias (Dão).

Além da Prefeitura de Florianópolis, receberam o troféu Açorianidade o Grupo Reis do Oriente (Içara); Luzair Mauro Martins (Palhoça); Prefeitura Municipal de Itapema; Elza de Melo Fernandes (Içara); Marcelo Calazans Ribeiro (Florianópolis); Irmandade Senhor dos Passos (Florianópolis); Manoel Constante (Garopaba); Escola Básica Aníbal Nunes Pires (Florianópolis); Grupo Folclórico Casa dos Açores de São Paulo e o vereador Celso Sandrini (Florianópolis).

Duas décadas de espera

De acordo com o historiador Joi Cletison, diretor do NEA, em anos anteriores foram realizadas várias tratativas com a Prefeitura, visando à realização do Açor na capital catarinense, mas as conversas acabaram não evoluindo. “A gente já fez esse evento em dezenas de municípios de Santa Catarina e ainda não tinha conseguido fazer em Florianópolis porque essa festa é sempre resultado de uma parceria da Universidade Federal com as prefeituras locais. Por isso, faço um agradecimento especial ao prefeito Cesar Souza Junior por ter abraçado a ideia”, reforçou Cletison.

O secretário municipal de Cultura, Luiz Ekke Moukarzel, coordenador local do Açor, afirmou que a confirmação da cidade como sede do evento, após duas décadas sendo realizada em outros municípios, é resultado de um trabalho coletivo e da sensibilidade do prefeito. “Esse troféu não é só da Prefeitura. É também de todas as pessoas que estão envolvidas na realização desse evento. A responsabilidade é imensa, mas tenho certeza de que faremos uma festa à altura desses 21 anos. Vamos celebrar a maioridade do Açor”, assegurou Moukarzel ao receber a homenagem representando a Prefeitura de Florianópolis.

Festa da cultura açoriana

A Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina é uma realização conjunta do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA/UFSC), Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com apoio cultural do Governo dos Açores.  Promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina e Prefeitura de Florianópolis, o Açor será realizado no período de 22 a 24 de agosto, no distrito de Santo Antônio de Lisboa.

Com entrada gratuita e aberto ao público, o 21º Açor tem como objetivo mostrar a originalidade e autenticidade da cultura açoriana no folclore, artesanato, danças, gastronomia e religiosidade. A festa vai reunir estandes culturais e gastronômicos, exposições fotográficas, mostra de vídeos, apresentações culturais, palestras e lançamentos de livros, entre outras atividades que contribuem para a divulgação, fortalecimento e valorização da cultura açoriana.

Em 2014, representações de 27 municípios e 51 instituições do litoral de Santa Catarina devem apresentar produtos de referência regional açoriana. Também haverá participação de 15 escolas da rede municipal da Capital que aderiram ao projeto de capacitação promovido pelo Núcleo de Estudos Açorianos, além de centenas de artesãos que vão mostrar suas obras ao público.

Desde que foi criada, em 1994, a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina já foi realizada em Itajaí, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Palhoça e Sombrio.

(Prefeitura de Florianópolis, 10/08/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *