Imóveis na Lagoa não serão demolidos imediatamente, garante juiz
24/07/2014
Recomeço das obras na SC-403 faz população do entorno prever dias melhores
24/07/2014

Pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos devem ser reformadas em 2015

Depois de o MP-SC (Ministério Público de Santa Catarina) pedir esclarecimentos sobre a situação estrutural das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, o Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) convocou entrevista coletiva para tratar da questão das duas únicas ligações entre Ilha e Continente. Baseado em laudos assinados por 27 engenheiros, depois de inspeções visuais, Paulo Meller, presidente do Deinfra, refutou nesta quarta-feira a hipótese de que as pontes possam cair. Admitiu, entretanto, que as estruturas devem passar por reformas em 2015.

O grau de intervenção só será definido em dezembro, quando termina o prazo para o consórcio Pontes do Sul, responsável por avaliar as condições estruturais das ligações, dar o parecer final. “As pontes devem passar por reforma após a entrega do relatório do consórcio. Só não podemos afirmar se a recuperação será total ou parcial. Essa resposta são os laudos que darão, dizendo onde devemos atuar especificamente, se apenas na Colombo Salles, na Pedro Ivo, ou nas duas”, explicou Meller.

Quando ele afirma não existir risco de colapso nas pontes, seu argumento é de que especialistas do consórcio Pontes do Sul analisaram “superficialmente” as pontes e concluíram que não existe comprometimento nas estruturas. Apesar de confirmar que existem “corrosões e fissuras”, Meller afirma que somente estudos mais detalhados trarão um diagnóstico preciso da situação. “Essas primeiras análises foram visuais, com alguns pequenos equipamentos, mas feitas por especialistas. É a partir do próximo relatório que será utilizada a maior parte dos recursos”, disse.

O contrato de análise das estruturas com o consórcio é de R$ 1,5 milhão. Destes, segundo Meller, R$ 180 mil já foram pagos por serviços executados. A partir de 1 de agosto, o consórcio retomará os trabalhos interrompidos em janeiro deste ano. “Hoje [ontem] estamos encaminhando os relatórios do que já foi feito ao MP-SC”, concluiu.

(Notícias do Dia Online, 23/07/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *