Conselheiro do Tribunal de Contas
15/07/2014
Retomadas as obras de duplicação da SC-403, no Norte da Ilha
16/07/2014

Deputados aprovam Dado Cherem para conselheiro do Tribunal de Contas

Com 30 votos favoráveis, duas abstenções e um voto nulo foi aprovado na tarde desta terça-feira (15) o nome do deputado Luiz Eduardo “Dado” Cherem (PSDB), de Balneário Camboriú, para exercer o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. “Agradeço de coração”, declarou Cherem logo após a leitura do boletim de apuração, referindo-se ao apoio dos deputados ao seu nome. A deputada Angela Albino (PCdoB) foi a única parlamentar que votou em outro candidato, o cidadão Alessandro Jorge Pickcius.

Os deputados Dirceu Dresch (PT) e Luciane Carminatti (PT) se abstiveram e Sargento Amauri Soares (PSOL) anulou o voto. “Nada contra a pessoa do deputado Dado, com quem tenho excelente relação, nossa posição busca estabelecer métodos, prazos para o futuro”, explicou Soares, referindo-se a projeto de lei complementar de sua autoria e de Dirceu Dresch que regulamenta os critérios estabelecidos pela Constituição para escolha de conselheiros.

Sargento Soares defendeu que o candidato a conselheiro tenha formação profissional em nível superior em administração, contabilidade, direito ou economia, além de não possuir filiação partidária, não ter cumprido mandato eletivo, nem exercido cargo de confiança nos três anos anteriores à escolha. “A escolha de conselheiro segue a conveniências dos grandes partidos, sempre um deputado no exercício do mandato”, dernunciou Soares.

Kennedy Nunes (PSD) não aceitou a argumentação de Soares. “O projeto quer tirar o direito do cidadão que cumpre mandato eletivo de concorrer à vaga, o direito de eu, cidadão Kennedy, concorrer”, ponderou o representante de Joinville. Serafim Venzon (PSDB) também defendeu a escolha de um político para o cargo. “O conselheiro vai analisar o comportamento de prefeitos, governadores, agentes políticos, vai julgar o que é certo ou errado, para fazer isso não precisa ser pessoa excepcional”, avaliou Venzon, concluindo que “para julgar melhor somente alguém que tem o tino político”.

Nilson Gonçalves (PSDB), que falou antes da votação que sacramentou o nome de Cherem, previu que a escolha seria tranquila. “O deputado Dado será indicado de maneira tranquila pela maioria dos deputados, certeza mais que absoluta”, declarou Nilson, acrescentando que foram avaliados vários itens dos 30 candidatos, como “a forma de ser, a capacidade, o caráter e a honestidade”.

Copa do planejamento

Daniel Tozzo (PSD) destacou o planejamento verificado na copa do mundo de futebol. “O que mais me marcou foi o exemplo de planejamento da Alemanha e o exemplo que o Brasil deu, de construir essa estrutura. As pessoas se esforçaram muito para que o Brasil executasse este projeto”, afirmou Tozzo, que fez um balanço positivo da copa e considerou o quarto lugar conquistado pela seleção canarinho um bom resultado. “Não deixa de ser bom no meio de 32 seleções”, discursou Daniel.

Professores x governo

Neodi Saretta (PT) lembrou que há três anos os parlamentares aprovaram projeto de lei do governador Raimundo Colombo que compactou a tabela salarial dos professores, aproximando os níveis de referência. “Na época defendemos que o piso fosse aplicado na carreira e que não houvesse o achatamento, mas por decisão da maioria se achatou a carreira”, resgatou Saretta, que defendeu o uso de mais recursos na educação. “O estado não pode permanecer no mínimo constitucional de 25%”, defendeu Saretta.

Dia 15 de julho na história catarinense

1715 – Foi realizado, nesta data, o primeiro batizado na capela de Nossa Senhora do Desterro, na Ilha de Santa Catarina. Recebeu o sacramento o menino Tomaz, filho de José Velho e Joana Bonilha, oficiado pelo frei Tomás Bueno.

1902 – Circulou, em Jaguaruna, o primeiro número do jornal “Aeronave”, cuja existência não foi além deste ano.

1908 – Circulou, em São Francisco do Sul, o primeiro número da publicação denominada “Revista”, dirigida por Edgar Schuttel.

(Agência ALESC, 15/07/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *