Grevistas sem lei
10/06/2014
Rede Vida no Trânsito será lançado nesta quarta-feira
11/06/2014

Livro estimula a lembrança sobre a Guerra do Contestado

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou ontem (9/6) o livro “100 anos do Contestado: memória, história e patrimônio”. A obra reúne textos de 20 autores e é resultado dos debates realizados no Seminário Nacional 100 anos da Guerra do Contestado, promovido pelo Memorial do MPSC e pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), em agosto de 2012, em Florianópolis, e no Seminário Contestado, Leituras e Significados, organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), em setembro de 2012, no Rio de Janeiro.

O livro, produzido pelo Memorial do Ministério Público de Santa Catarina, foi organizado por Arno Wehling, Augusto Zeferino, Aureliano Pinto de Moura, Gunter Axt e Helen Crystine Corrêa Sanches.

O lançamento da obra teve, ainda, como destaque uma apresentação do folclorista Vicente Telles, fundador do Museu Histórico do Contestado, além de neto e sobrinho-neto de ex-combatentes na Guerra do Contestado. Telles falou pouco e usou a música “para mostrar os sentimentos do povo do Contestado”, cantando a história do conflito do ponto de vista da população, tendo como personagens seus antepassados.

O evento foi motivo também para reunir gravuras de Hassis e reproduções de duas obras de Zumblick, todas sobre a Guerra do Contestado. Foram escolhidas 17 gravuras de Hassis, emprestadas pela Fundação Hassis, de um conjunto de 74 obras sobre o assunto. As reproduções dos quadros de Willy Zumblick foram um empréstimo da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

O Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Augusto César Zeferino, relembrou os projetos já realizados a partir da parceria do Instituto com o MPSC e o trabalho de divulgar a Guerra do Contestado no estado e nacionalmente.

O Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, relembrou o fato de o evento de lançamento do livro estar ocorrendo no Palácio Cruz e Sousa, de onde partiram as ordens na época da Guerra do Contestado. Também comentou sobre o envolvimento do Ministério Público em torno de questões de grande importância para a memória, o patrimônio e a história do Estado. “Como ente constitucionalmente compromissado com a defesa da Ordem Jurídica e Democrática, alegra-se e orgulha-se o Ministério Público com a possibilidade de colaborar para a formulação de espaços dedicados ao debate em torno do exercício da cidadania, ontem e hoje”, afirmou

Confira a lista de autores do livro:

Alexandre Karsburg, Aluizio Blasi, Augusto César Zeferino, Aureliano Pinto de Moura, Delmir José Valentini, Elisiso Eduardo Marques, Esperidião Amin Helou Filho, Gunter Axt, Janary Maranhão Bussmann, José Arthur Rios, José Murilo de Carvalho, Márcia Janete Espig, Margarida Maria Moura, Nilson Cesar Fraga, Paulo Pinheiro Machado, Paulo Roberto Hapner, Rogério Rosa Rodrigues, Sylvio Back, Tânia Welter e Vicente Telles.

Saiba mais:

A Guerra do Contestado é marcada por uma disputa de 40 mil km² de terras na divisa entre os Estados de Santa Catarina e Paraná. O conflito durou quatro anos e, ao menos, 9 mil pessoas foram mortas, na sua maioria caboclos, cujas heranças são percebidas até hoje no âmbito social, econômico e cultural da região.

(Portal MPSC , 10/06/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *