Obra da quarta faixa do Morro dos Cavalos começa na próxima segunda-feira
03/06/2014
Transporte Coletivo: Audiência termina sem acordo
03/06/2014

Acordo pode liberar observação de baleias

(Por Rafael Martini, DC, 03/06/2014)

A expectativa para a retomada do turismo de observação de baleias no Sul do Estado é tamanha que a prefeitura de Imbituba chegou a divulgar ontem, oficialmente, que a prática já estaria liberada, mesmo com algumas restrições, após reunião com Marinha do Brasil, Polícia Ambiental, Sea Shepherd ONG que questiona a prática , além de um procurador do Estado, empresários do setor turístico, advogados e ICMBio.

***

A reunião na verdade foi uma audiência de conciliação na Justiça Federal, que proíbe a atividade desde maio de 2013. No debate surgiu a proposta de novas distâncias para as embarcações permaneceram nas baías e junto dos costões, evitando o contato mais próximo com os animais (foto acima). Também foi sugerido que se faça um período experimental de duas temporadas, sempre com um fiscal embarcado para filmar a prática turística e depois analisar o impacto.

***

O procurador da República Daniel Ricken, que acompanha o processo, explica que houve avanços para se chegar a um acordo e até mesmo a retomada do turismo embarcado, mas que a decisão, obviamente, ainda está nas mãos da Justiça e depende de parecer técnico. A temporada de observação começa a partir da segunda quinzena de junho e são esperadas cerca de 120 baleias que procuram as águas quentes para procriar e amamentar os filhotes.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *