Alvarás do Mercado serão discutidos em reunião na sexta
15/05/2014
Apenas 31% da reforma da Ponte Hercílio Luz está pronta
15/05/2014

FloripAmanhã participa de eventos sobre mobilidade urbana

Esta semana, a FloripAmanhã participou de dois eventos na capital sobre um dos maiores problemas de Florianópolis atualmente: a mobilidade urbana. Na terça-feira dia 13/05, a secretaria executiva da Associação, Márcia Teschner esteve no Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana Edição Especial Cenário Santa Catarina, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Na quarta-feira (14/5), a presidente Zena Becker participou do Seminário de Mobilidade Urbana – Desafios e oportunidades.
“É muito importante a discussão deste tema, algo que não vinha acontecendo, o poder público tomava as decisões sozinho, mas hoje a sociedade civil está conseguindo participar através de eventos como estes”, analisa Zena Becker. A presidente da FloripAmanhã acrescenta que os eventos recentes sobre mobilidade urbana têm facilitado também a integração dos municípios da Grande Florianópolis, “que precisam trabalhar seus projetos na área de forma integrada”, afirma.

Alternativas para o transporte público

Zena Becker ao lado de Celso Leal (ACE) no seminário Mobilidade Urbana

O seminário Mobilidade Urbana: Desafios e oportunidades por um transporte sustentável” teve como objetivo apresentar conceitos e possíveis soluções para o transporte público aos principais tomadores de decisão da Grande Florianópolis. Teve a presença do embaixador da Suécia no Brasil, Magnus Robach.
Entre as palestras, destaque para “Planejamento do Sistema de Transporte”, com Wagner Colombini, que possui mais de 25 anos de experiência como consultor e especialista em projetos de mobilidade e logística. Além disso, Colombini coordenou diversos projetos, tanto no setor público quanto no privado, no Brasil e Exterior.
O consultor já desenvolveu estudos de mobilidade urbana em grandes cidades, projetos de implantação de sistemas BRT e de transporte não motorizado e projetos de circulação de tráfego urbano, além de logística comercial e industrial.
Outro tema relevante foi “Mobilidade Verde”, ministrado por Luis Carlos Pimenta, presidente da empresa Volvo, que em 2013 trouxe para circular pelas ruas de Florianópolis um veículo com tecnologia híbrida.
O novo modelo de ônibus consome em torno de 35% menos combustível e emite até 50% menos gases poluentes que os convencionais, sendo um dos meios de transporte mais ambientalmente corretos.

Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana

O Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana discutiu o uso apropriado dos recursos da Cide (Contribuição de intervenção no domínio econômico), tendo como base a deslocação de uma porcentagem da arrecadação de impostos sobre os combustíveis para aplicação no sistema de transporte urbano de cidades acima de 50 mil habitantes.
O evento contou com painéis e palestras especiais voltados a mobilidade de Santa Catarina além de um esclarecimento sobre o Plamus SC (Plano de Mobilidade urbana sustentável de Santa Catarina). A logística e os custos de implementação e obras também esteve presente na discussão.
O Fórum ocorre em todo o Brasil em busca de novas diretrizes para a Mobilidade Urbana para desta forma contribuir para o desenvolvimento planejado e ordenado das Cidades.
(com informações da PMF)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *