Fiscalização na ativa
08/04/2014
A nova proposta curricular para a educação
08/04/2014

Problemas históricos da Lagoa da Conceição são tema de debate

Os problemas históricos que acarretam na poluição da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, estão na mira de empresários e da comunidade, que promoverão uma série de discussões na Semana do Empresário Acif. O evento é promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Florianópolis (Acif) e começou ontem abordando problemas e consequências da falta de saneamento básico na região. A programação é gratuita e segue até o dia 10.

O diretor geral da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de SC (Agesan/SC), Sérgio Grando, fez a palestra de abertura e respondeu os questionamentos sobre o papel da Agesan na fiscalização do saneamento básico da Lagoa.

Empresários e associados discutiram o quanto o serviço público prestado pelas concessionárias autorizadas está em descompasso ao que se espera. Eles queriam saber o que está sendo feito em relação à fiscalização.

– As respostas atenderam em parte aos questionamentos. Muitos dos problemas dependem de vontade política e acabam ficando no limbo – avalia o presidente da Associação, Sander de Mira.

Técnicos já atuam na fiscalização

Grando falou sobre o serviço da agência, afirmando que será parceira na fiscalização, como já ocorre no projeto Se Liga na Rede, uma parceria entre a Casan e a prefeitura de Florianópolis. Conforme ele, os técnicos já estão atuando na coleta da água e do esgoto e também promovendo a fiscalização.

– A agência surgiu para que a população possa reclamar caso algo não esteja funcionando como deveria – destacou Grando.

Hoje, além das questões de água e esgoto, será discutida a nova política nacional e a gestão de resíduos sólidos. A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) deve participar com palestras sobre sustentabilidade. A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) tem programada oficina de reciclagem e o Programa ReÓleo da Acif fará a apresentação Reciclar é Educar para os jovens da região.

A Semana do Empresário da Acif percorre cada uma das seis regionais de forma semestral, com o objetivo de aproximar o poder público dos problemas regionais.

– A Lagoa é o nosso cartão-postal, um sistema rico e precisa de todo o nosso cuidado – define De Mira.

(DC, 08/04/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *