Estacionamentos ficarão mais caros no Centro de Florianópolis
14/04/2014
Criação de cargos gera resistência entre deputados e Ministério Público
14/04/2014

Pesquisa do Grupo RIC aponta mobilidade e violência como preocupações dos moradores da Capital

Segurança, trânsito e saúde são as principais preocupação dos moradores de Florianópolis. O panorama foi obtido pelo Grupo RIC por meio da pesquisa de avaliação dos serviços prestados pela Prefeitura da Capital. A consulta, realizada pelo instituto Accord Pesquisas de Mercado e Opinião, avaliou ainda o atendimento em postos de saúde, policlínicas e unidades de pronto atendimento, creches, vagas em escolas e a atuação da Guarda Municipal. Entre os dias 2 e 3 de abril, 600 pessoas foram entrevistados em 32 bairros.

A visão dos moradores sobre o bairro e quanto à cidade em si é diferente. Quando questionado sobre “qual o maior problema em Florianópolis”, 38% consideram o trânsito como a principal dificuldade. Na sequência, postos de saúde e hospitais e segurança pública aparecem empatados, com 16% cada. Transporte coletivo surge com 9% entre as preocupações. Outros itens como abastecimento de água, assistência social, combate às drogas, desemprego, infraestrutura, limpeza das praias, pavimentação e saneamento são listados variando entre 1% e 2%.

Já quando a pergunta é “qual o maior problema em seu bairro”, o quesito segurança pública passa à frente, com 31%. Trânsito cai para o segundo lugar, com 14%. A saúde fica em terceiro, com 10%. Neste item, mais escolas, pavimentação e conservação de ruas principais e secundárias, saneamento e transporte coletivo alcançam percentuais entre 4% e 7%.

De modo geral, a maioria dos entrevistados considerou o trabalho da prefeitura como ruim. A pergunta sobre “a atuação da prefeitura em relação aos diversos serviços que presta à população” teve 40% dos entrevistados considerando “com alguns acertos, tem cometido erros graves em algumas áreas”. Na sequência, 35% considerou que “a cidade está mal administrada. Tem setores que estão abandonados”. Já 14% entende que “de maneira geral, tem acertado mais do que errado na sua função de administrar”. Outros 8% consideram que “a prefeitura tem feito um bom trabalho na cidade e se destaca em algumas áreas”. Não sabe ou não respondeu somaram 3%.

A avaliação do prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) é considerada regular por 25% dos entrevistados. Somando conceitos positivos como ótimo (3%), bom (23%) e regular positivo (15%), o prefeito é apoiado por 41%. Já a soma das opiniões negativas como péssima (10%), ruim (8%) e regular negativa (12%) alcançam 30%.

No que a prefeitura vai bem

Uma pergunta que permitia múltiplas escolhas questionou em quais dos itens “o trabalho da Prefeitura de Florianópolis tem sido mais positivo ou eficiente”. Três opções eram solicitadas pelos pesquisadores. Entre os 600 entrevistados, o tópico não sabe ou não respondeu apareceu 724 vezes, sendo o primeiro lugar. O líder entre os itens listados foi pavimentação, com 188 citações. Construção de viadutos e elevados apareceu em segundo, com 160 votos. Empatados em terceiro, construção e manutenção de praças e jardins e construção e manutenção de creches, tiveram 128 votos.

Mais abaixo, assistência à gestante e recém-nascido, controle do preço das passagens de ônibus, garantia da qualidade no transporte público e novos postos de empregos oscilaram entre 89 e 94 votos. Por fim, habitação e casas populares e política salarial e funcionalismo municipal tiveram entre 52 e 66 escolhas entre os entrevistados.

( Notícias do Dia Online, 12/04/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *