SC ao mar
14/04/2014
Sonho flutuante
14/04/2014

Contorno Viário: Liberação da obra está mais próxima

O contorno viário da Grande Florianópolis está perto de sair do papel. Fontes ligadas à área técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) garantem que a autorização ambiental que falta para o começo da obra – uma das mais esperadas da Região Metropolitana – será dada até a próxima terça-feira. E que, em definição com a Autopista Litoral Sul, o início dos trabalhos já teria até data marcada: 25 de abril.

A Autopista, porém, não confirma a informação e alega não ter conhecimento da liberação. Oficialmente, o Ibama também nega. Mas se for mesmo confirmada, a obra começa cinco dias antes do previsto no cronograma oficial definido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Os trabalhos teriam início pelos 11,4 quilômetros do chamado trecho intermediário, que passa por São José. Trata-se da área que possui as desapropriações mais adiantadas dos 52,4 quilômetros totais da obra – ela também não atinge áreas indígenas, o que permite o início imediato da construção.

Apesar do órgão ambiental não confirmar oficialmente, a autorização será limitada a este percurso: os outros dois – o Norte e o Sul – continuariam em análise nos próximos dias. Pelo prazo fixado, o Ibama tem mais 45 dias para finalizar o estudo. Depois do trecho intermediário, as obras teriam continuidade pelo percurso de 21 quilômetros que passa por Biguaçu e parte de Governador Celso Ramos. Por último será feito o trecho Sul da BR-101, em Palhoça, de 20 quilômetros. A previsão é que o contorno fique pronto em três anos.

A licença de instalação é o último dos impedimentos para o início do contorno viário e contém as adequações exigidas pela licença prévia, emitida em fevereiro. O relatório elaborado pela Autopista foi entregue ao Ibama no início de março. O contorno vai do Km 177 da BR-101, próximo à ponte do Rio Inferninho, em Biguaçu, até o Km 220, próximo à ponte do Rio Aririú, em Palhoça.

Deu no DC

O começo das obras do contorno viário é reflexo da série de reportagens Pedágio sob Suspeita, publicada pelo DC entre março e abril de 2013. O trabalho mostrou o faturamento abusivo da concessionária que administra a BR-101, fez a empresa mudar de lugar uma praça de arrecadação de pedágio, admitir que não estava cumprindo o contrato e iniciar o projeto de execução de obras acordadas na licitação mas nunca executadas.

(DC, 13/04/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *