Amarildo: Tática rural em território urbano
28/04/2014
Muito pouco a comemorar em educação
28/04/2014

Arquiteta ganha prêmio por projeto de urbanização na comunidade Chico Mendes

(Por Viviane Bevilacqua, DIÁRIO CATARINENSE, 28/04/2014)

Uma boa notícia para Florianópolis, para Santa Catarina e para o Brasil. A arquiteta e urbanista Mariana Morais Luiz, recém-formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi a primeira colocada na etapa regional (que compreende a América Latina e o Caribe) do prêmio Urban Revitalization of Mass Housing apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU)-Habitat. Ela desenvolveu um projeto inovador em seu trabalho de conclusão de curso, chamado Gente e gesto na cidade formalizada.

A jovem elaborou uma proposta para o desenvolvimento social e econômico da comunidade Chico Mendes – localizada na parte continental de Florianópolis –, que no ano de 2000 foi a primeira a ser urbanizada pela prefeitura. Hoje a área abriga mais de 4,5 mil pessoas. Mariana escolheu esta região porque, mesmo tendo dificuldades e carência de serviços essenciais, “é organizada e possui uma intensa vida urbana, inclusive com a presença de associações, grupos de estudos e organizações não-governamentais (ONGs).”

No projeto, Mariana busca promover o desenvolvimento urbano, econômico e social da população da Chico Mendes, o que, afirma ela, também deverá auxiliar na diminuição da insegurança vivida pelos moradores. A arquiteta afirma que desde o início da graduação sentiu a necessidade de explorar o importante do papel social do arquiteto e urbanista na promoção de cidades mais justas e aproximar a profissão da população.

Parabéns pelo prêmio mais do que merecido.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

1 Comentário

  1. Eliane Koerich disse:

    Mariana;

    Parabéns pelo teu PROJETO!
    Poderíamos conversar mais de perto?
    Nossa Empresa é bastante ativa… temos o Projeto Mundo Melhor da Koerich Imóveis AQUI em Florianópolis, se quiseres acessar o site: koerichimoveis.com.br
    Aguardo o teu contato 3216 4800 ou 9982 6446 em horário comercial das 9 as 12 e das 14 as 18:30.
    Um abraço,
    Eliane

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *