Documentos ampliam atrito entre UFSC E PF
27/03/2014
Refeição em Florianópolis tem preço mais alto do Sul
27/03/2014

Remédio terá reajuste de até 5,68%

Os preços de cerca de 9 mil medicamentos estão autorizados a subir a partir da próxima segunda-feira na faixa entre 1,02% e 5,68%. Em média, o reajuste permitido aos fabricantes será de 3,35%.

O aumento foi definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED). O percentual é um teto. O ajuste pode alterar o preço máximo de fábrica, mas não impacta diretamente no valor pago pelo consumidor, uma vez que muitas empresas adotam descontos na comercialização dos produtos em razão da concorrência entre si.

A resolução do conselho de ministros do órgão com os percentuais de ajuste do valor teto de fábrica será publicada hoje no Diário Oficial. A partir do dia 31, farmacêuticas e distribuidoras já podem adotar os novos preços, desde que realizem a entrega do relatório de comercialização.

Índice de fábrica é ajustado anualmente

A comissão fixa o índice de ajuste do preço de fábrica anualmente e são considerados para o cáculo a inflação do período, a produtividade da indústria, a variação de custos dos insumos e a concorrência dentro do setor.

Os reajustes são autorizados em três níveis, conforme o perfil de concorrência dos produtos. Na primeira faixa, com maior participação de genéricos, o aumento poderá chegar a 5,68%. Na segunda, até 3,35%, e na terceira, 1,02%.

Medicamentos fitoterápicos e homeopáticos não estão sujeitos aos valores determinados pela CMED, sendo que seus preços podem variar de acordo com a determinação do fabricante.

(DC, 27/03/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *