Acatmar e Sebrae realizam fórum durante a Exponáutica
26/03/2014
Divulgados os vencedores do 2º Prêmio Arquitetura Catarinense
26/03/2014

Gourmet Center cria Selo de Qualidade para setor de alimentos

Os estabelecimentos que comercializarem refeições saudáveis nas cozinhas comerciais e industriais agora podem pleitear uma certificação. Para ter este diferencial em relação à concorrência, a consultora e especialista em culinária saudável Ana Rita Cohen, diretora do Gourmet Center Sabor & Saúde, idealizou o Selo de Qualidade Cozinha Saudável- Responsável, que tem como conceito básico a sustentabilidade em todo o processo de produção. A Padaria e Confeitaria Ponto do Pão, no Centro de Florianópolis, será o primeiro negócio a conquistar o Selo, inédito no Brasil. A empresa vai receber formalmente a certificação de nível inicial na próxima quinta-feira, dia 27 de março, às 10 horas (Av. Prefeito Osmar Cunha, 310), com a presença de representantes de entidades ligadas ao comércio, restaurantes e bares, além da equipe da Ecocert Brasil – uma das principais empresas certificadoras de orgânicos do mundo -, responsável pela auditoria do Selo.

Como funciona a certificação

Para obter o documento, as empresas são classificadas em três níveis: o inicial, com 50% do total dos critérios ; o nível padrão, com 71% a 85%, e o nível excelência, com 86% a 100% de uma lista de 28 critérios dentro de cinco áreas de análise: Alimento, Saúde, Ética Socioambiental, Bem-estar da Equipe e Arte/Cultura.

Para a Ponto do Pão, a conquista do primeiro nível veio a partir de uma avaliação rigorosa durante seis meses.

Influenciaram na pontuação a base orgânica dos alimentos, fornecedores confiáveis, uma boa logística entre origem e destino dos produtos – quanto menor a distância, mais sustentáveis – higiene no manuseio e identificação completa dos alimentos, oferta de produtos diferenciados – sem glúten ou sem lactose – além de uma equipe comprometida, atividades laborais, horta própria e o incentivo à cultura, traduzido por uma mini-livraria para leitura e troca de obras literárias entre a clientela.

Segundo a empresária, que também responde pela direção do Bread Food & Goodtime Cooking School, em Florianópolis, o objetivo do Selo é firmar o compromisso da empresa com a saúde da comunidade ao adotar a responsabilidade socioambiental como base de seu negócio”. Entre as vantagens da certificação, está a redução do impacto ambiental a partir da indústria do alimento, maior fidelização dos clientes, além do estímulo direto à rede de produção de cooperativas e produtores de orgânicos nas regiões metropolitanas.

O Selo é direcionado aos empresários e a toda equipe de trabalho do setor de serviços de alimentação como restaurantes, bares, escolas, hotéis e refeitórios de indústrias. “No mundo de hoje existem questionamentos cada vez maiores sobre o que se está comendo e qual a origem dos alimentos, bem como pressões sobre uma gestão mais responsável frente ao meio ambiente. A iniciativa pretende ser um passo decisivo nesta direção”, resume a empresária.

Gourmet Center

O Gourmet Center Sabor & Saúde é um centro de educação ao Alimento e Saúde sediado em Florianópolis que visa introduzir melhorias saudáveis e responsáveis de âmbito transdisciplinar para uma sociedade melhor através de iniciativas como o selo de qualidade Cozinha Saudável – Responsável. Mais informações: www.saudegourmet.com.br

Ecocert Brasil

A Ecocert Brasil é a auditora dos critérios estabelecidos para a obtenção do respectivo Selo de Qualidade. Acreditada pela norma ISO 17065, a Ecocert tem presença internacional, sendo uma das principais empresas certificadoras de produtos orgânicos do mundo, além de oferecer uma gama variada de certificações voltadas à sustentabilidade e ao bem-estar do homem e do meio ambiente. Mais informações: www.brazil.ecocert.com

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *