Secretário fala sobre Plano Diretor à Secretaria do Patrimônio da União
28/02/2014
Servidores do Ibama são demitidos
28/02/2014

O prefeito Cesar Souza Junior, o secretário de Obras João Amin e a secretária de Turismo Maria Cláudia Evangelista realizaram na manhã desta quinta-feira (27) uma ampla vistoria na passarela Nego Quirido. Acompanhados do tenente-coronel Flávio Graff, do Corpo de Bombeiros, e do coronel José Cordeiro Neto, diretor da Defesa Civil do município, foram vistoriadas as arquibancadas, pista, camarotes e demais estruturas.

A passarela Nego Quirido estava interditada desde o mês de setembro, quando, em vistoria para o desfile do Dia da Pátria, foi constatada que a estrutura não tinha condições de receber eventos de grande porte. Com prazo exíguo, a Secretaria Municipal de Obras lançou o processo licitatório para a reforma. Na data marcada, houve problema com documentação das empresas, o que acarretou em novo prazo para a concorrência pública, o que diminuiu ainda mais o tempo para os trabalhos.

Obra inicialmente prevista para durar quatro meses, a reforma completa da passarela aconteceu em tempo recorde – 45 dias – graças à contribuição do tempo e da equipe que realizou o trabalho. Segundo o prefeito, o foco primeiro da reforma foi garantir a segurança da população para os desfiles das escolas de samba da Capital.

“Enfrentamos problemas burocráticos e financeiros, mas conseguimos garantir, em tempo hábil, a segurança da população para a festa do Carnaval”, destacou Cesar Souza Júnior. “Pela primeira vez, temos uma passarela plenamente de acordo com os padrões de segurança.”

Entre os serviços executados estão: escadaria de acesso nas laterais e fundos das arquibancadas, colocação de guarda-corpo e corrimão com tela eletrossoldada, sistema de Iluminação de emergência, reforma do prédio Nega Tide e dos camarotes, cobertura dos terraços, recuperação das arquibancadas, substituição das esquadrias, instalações elétricas, sistema de água fria, revestimento de piso, parede e forro, aparelhos sanitários e metais, adequação do ático a sala de reuniões, tampas de caixa de incêndio e quadros da Celesc, impermeabilizações, sistema de alarme de incêndio e pintura dos prédios, passarela, muros, portões, camarotes, pórtico e arquibancadas.

Responsável pelo gerenciamento da obra, o secretário João Amin salientou a aprovação do projeto da Nego Quirido pelo Corpo de Bombeiros. “O projeto da passarela foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros com cumprimento de todas as exigências sublinhadas pela Defesa Civil. Fizemos em um mês e meio o que deveria ter levado quatro meses. Colocamos à disposição da população um equipamento totalmente reformado com um padrão de qualidade ímpar”, assinalou o secretário.

Coube ao tenente-coronel Flávio Graff os principais elogios aos serviços realizados na passarela Nego Quirido. Para ele, “a Prefeitura de Florianópolis realizou uma força-tarefa digna de registro, realizando a obra com responsabilidade e eficiência”. Na mesma direção o coronel Neto, da Defesa Civil, registrou que “os itens e exigências relativos ao processo que culminou com a interdição foram totalmente cumpridos e a defesa Civil já comunicou oficialmente ao Ministério Público a liberação do espaço”.

Após a vistoria, o prefeito manifestou a intenção de ocupar a estrutura da Nego Quirido durante o ano todo, levando para lá projetos sociais do município, como a escola de jovens e adultos. “O que não é ocupado não é mantido. Não tem sentido uma estrutura desse tamanho para apenas três dias de festa e não tem sentido fazer uma grande reforma a cada ano”, disse.

Presentes

Os cerca de cem trabalhadores que, segundo o prefeito, praticamente voaram para concluir em 45 dias a obra que demandaria quatro meses receberam um presente após a vistoria, Na verdade, dois presentes: cada um recebeu dois ingressos para assistir aos desfiles nas arquibancadas e todos participaram de um churrasco de confraternização.

“Só foi possível concluir o trabalho porque vocês pegaram juntos, trabalharam sob o sol forte. Em nome da cidade, eu agradeço a vocês”, disse o prefeito. Cesar Souza Júnior fez a entrega simbólica dos ingressos ao pintor Alexandre Pereira, 38 anos, que foi quem lhe deu a ideia de presentear os operários com os convites para os desfiles.

“Na segunda-feira, ele passou por aqui e apertou minha mão e eu disse ‘ô, prefeito, a gente que tá trabalhando aqui bem que podia ganhar uns ingressos para ver o desfile, e um churrasquinho também…’”, contou. O prefeito concordou que “não seria justo” os principais responsáveis pela obra não assistirem ao espetáculo.

(Prefeitura de Florianópolis, 27/02/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *