Florianópolis recebe 300 jornalistas para o evento da Fifa
18/02/2014
Definida a composição das comissões permanentes da Assembleia Legislativa
19/02/2014

Floripa respira Copa do Mundo

Os primeiros participantes do Congresso Técnico da Fifa que ocorre no Costão do Santinho já chegaram a Florianópolis. Desembarcaram no Aeroporto Internacional Hercílio Luz os treinadores das seleções do México, Gana e Irã, além de membros das delegações da Holanda, Camarões, França, Austrália, Espanha e dos EUA.

O primeiro treinador a desembarcar em terras catarinenses foi o comandante da seleção de Gana, James Appiah. Ele e a comitiva rumaram com batedores da Polícia Militar para o Costão, chegando lá pouco depois das 15h. Cansados, foram direto para os quartos.

Já o treinador da seleção mexicana parou para falar com os jornalistas no aeroporto e no hotel. Simpático, Miguel Herrera concedeu “coletiva” no saguão do Hercílio Luz e demonstrou estar empolgado para conhecer os detalhes para a disputa do Mundial. Falou sobre a dificuldade de jogar a Copa na mesma chave que os donos da casa.

– Estamos em um grupo difícil, com a seleção mais forte, que é o Brasil. O ideia é classificar. Todos falam de Neymar. Mas pensar só nele é não estar concentrado na seleção, que tem jogadores talentosos – alertou.

À noite outros dois treinadores chegaram. O português Carlos Queiroz, do Irã, demonstrou tranquilidade quanto às obras em Curitiba, para onde há uma partida da equipe marcada.

Quase perto da meia-noite chegou a primeira das estrelas, o técnico atual campeão do mundo, Vicente Del Bosque, da Espanha. Mesmo com tempo livre enquanto aguardava o transporte até o hotel, preferiu não conversar.

DIRIGENTE DA FIFA CHEGA HOJE

O secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, desembarca em Florianópolis na tarde de hoje para participar do Congresso Técnico da Fifa. Ele participa de uma coletiva às 15h com o CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, com o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, e representantes de Curitiba. Em pauta, a definição se a Arena da Baixada receberá ou não jogos do Mundial.

RIO, PORTO ALEGRE E BH NA DISPUTA

A mesma consulta foi feita a Porto Alegre e a Belo Horizonte, com sinal positivo. O Rio de Janeiro é a outra opção da Fifa para receber um dos quatro jogos designados para Curitiba. A tabela da Copa, sorteada em 6 de dezembro passado, colocou na capital paranaense as partidas Irã x Nigéria (16 de junho), Honduras x Equador (20), Espanha x Austrália (23) e Argélia x Rússia (26).

SÃO PAULO É OPÇÃO A CURITIBA

Há 15 dias a Fifa começou a trabalhar de fato em um plano B para o caso de exclusão da Arena da Baixada. Um representante da entidade consultou São Paulo sobre o interesse em receber mais uma partida. Com seis jogos marcados para o Itaquerão, a Arena Corinthians, incluindo o de abertura entre Brasil e Croácia, a cidade de São Paulo se colocou à disposição da Fifa em caso de necessidade.

NA ÁREA NOBRE DO SANTINHO

São cerca de 80 apartamentos disponíveis na área mais nobre do Costão do Santinho, que fica mais próxima à praia. Ali estarão hospedados integrantes das seleções da Itália, França, Portugal, Rússia e Camarões. Além da Alemanha, que hospedou toda a comitiva no local. Integrantes da Fifa também estarão hospedados no Hotel Internacional, como é conhecida a área do resort.

(DC, 18/02/2014)


Segurança

Da coluna de Moacir Pereira (DC, 18/02/2014)

Florianópolis nunca viu nada igual. Nem na visita do papa João Paulo II em 1992. Tem policial por toda parte, especialmente, no trajeto entre o Centro e o Costão do Santinho. Barreiras da PM em vários pontos da SC-405. Duplas de policiais militares são vistas em diferentes locais do trajeto norte.

Tudo pronto

Outro fortíssimo esquema de segurança foi montado no Costão do Santinho. As áreas reservadas para o Congresso Técnico e os espaços para imprensa, centro médico etc. estão isolados e com acesso exclusivo dos credenciados pela Fifa. Os mais de 250 jornalistas credenciados só receberão autorização para circular a partir de hoje.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *