Estado afirma não ter interesse em aeronaves
03/02/2014
Diretora do Hospital Florianópolis garante funcionamento total dos equipamentos
03/02/2014

Debate que vai muito além do IPTU

(Por  Luiz Cézare Vieira , DC,  03/02/2014)

Uma cidade pode qualificar sua democracia à luz da experiência que é a última instância e critério da verdade de toda teoria. Os seres humanos nestes tempos pós-modernos parecem esquecer que as instituições como o Estado, a democracia e a política são artefatos humanos que precisam ser repensados e aperfeiçoados de acordo com as circunstâncias de cada época, sob pena de completa degenerescência.

Há muito tempo os cidadãos brasileiros não se reconhecem nas instituições vigentes e as manifestações de rua viabilizadas de forma explosiva pelas redes sociais demonstram isto. O episódio em curso envolvendo o reajuste do IPTU em Florianópolis é oportunidade para um rico debate que vai muito além dos valores expressos nos carnês. Trata-se de um momento privilegiado do pacto social e político da capital em que a forma é, ou deveria ser, mais importante que o conteúdo.

A forma democrática é o que poderia garantir a legitimidade do processo evitando o embate na Justiça que excluiu a participação da parte mais interessada: o contribuinte. Errou o Executivo por excesso de pragmatismo gerencial ignorando o fundamental, a mediação política, tendo como efeito o obscurecimento dos méritos redistributivos do projeto, face aos impactantes reajustes sobre uma classe média arcada em tributos. Errou a Câmara de Vereadores, atrelada ao Executivo e não cumprindo seu papel de poder autônomo, aprovando logo o projeto sem a realização de uma audiência pública, local apropriado para o debate com a população na busca de uma solução para os aumentos, talvez diluídos em parcelas anuais.

O Executivo poderá sair vitorioso na contenda judicial, mas com certeza sairá desgastado. Os habitantes de Florianópolis merecem um salto de qualidade na sua democracia.

Trata-se de um momento privilegiado do pacto social e político da capital em que a forma é, ou deveria ser, mais importante do que o conteúdo.

* Luiz Cézare Vieira é engenheiro eletricista e morador de Florianópolis.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *