Região Metropolitana será composta por oito municípios
19/02/2014
Público pode decidir o nome do novo projeto desenvolvido pela Fundação Catarinense de Cultura
20/02/2014

ANTT promete antecipar em duas semanas início das obras do Contorno de Florianópolis

Prefeitos e parlamentares se reuniram na sede da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em Brasília, para se inteirarem do novo cronograma de obras para o início da construção do Contorno Viário de Florianópolis. As obras devem começar em 15 de abril, duas semanas antes do anunciado anteriormente, iniciando por São José.

O deputado federal Esperidião Amin (PP), que esteve no encontro, se mostrou otimista, mas lembrou que o início das obras ainda tem uma condicionante . “Ainda é preciso a emissão da Licença de Implantação do Ibama, e se tudo correr como esperado há condições para começar a obra em abril”, disse.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) emitiu a licença prévia para as obras do contorno viário no dia 7 de fevereiro. A Autopista afirma que iniciará as obras 30 dias após a emissão da LI (licença de implantação) pelo Ibama. A autorização deve sair em até 70 dias. A obra, planejada para desafogar o trecho da BR-101 entre Governador Celso Ramos e Palhoça, deveria ter começado em 2012, segundo o contrato inicial.

(Notícias do Dia Online, 18/02/2014)

 

Novo prazo é estimado

O começo da construção do contorno viário da Grande Florianópolis tem chances de ser antecipado de 30 para 15 de abril. A possibilidade foi confirmada ontem, em Brasília, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em reunião com deputados de SC e prefeitos de cidades atingidas pela obra.

Apesar do otimismo da ANTT, para que a Autopista Litoral Sul incie o contorno será preciso resolver questões indígenas, que impedem que o Ibama avance no licenciamento ambiental. Antes de liberar a construção, o Ibama precisa do parecer favorável da Funai, que cobra estudos de impactos sobre as terras indígenas M’Biguaçu, em Biguaçu, e Morro dos Cavalos, em Palhoça. Com as exigências, concessionária e ANTT tentarão dividir a obra em três trechos. O norte, próximo a M’Biguaçu, e o sul, no entorno do Morro dos Cavalos, ficarão para depois. O contorno começará pelo trajeto central, que terá entre 15 e 20 quilômetros.

– A licença de instalação pode ser dada em áreas onde não há obstáculo. Por isso, tentaremos que seja dada para o trecho central – afirma a diretora da ANTT, Natália Marcassa.

O cronograma divulgado semana passada prevê o início da construção para 30 de abril. Contudo, a Autopista deve entregar o projeto com as adequações exigidas pelo Ibama até 30 de março. O órgão tem 75 dias para liberar a licença de instalação.

(Diário Catarinense, 19/02/2014)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *