Indefinição na conclusão do acesso ao aeroporto pode adiar a inauguração do novo terminal
10/01/2014
Turismo: “Temos que combater o aluguel irregular”
10/01/2014

Turismo de qualidade e investimentos

Por Sander Demira*, DC, 10/01/2014

Os problemas de saneamento básico ocorridos no litoral nos últimos dias, principalmente em Florianópolis, expuseram Santa Catarina a um desgaste inaceitável. Ninguém ignora que a sazonalidade é problemática em todos os lugares. A ocorrência de picos de demanda por qualquer serviço pode comprometer sua qualidade em determinados momentos. Mas um verdadeiro colapso, como o que prejudicou milhares de pessoas no norte da Ilha, não reflete apenas o excesso de demanda ele tem razões mais profundas. E as consequências, como viram hoteleiros que perderam em poucos dias hóspedes conquistados com anos de trabalho, podem ser danosas ao extremo.

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) tem o saneamento como bandeira permanente. A retomada urgente de investimentos na área é uma questão vital. A cidade sofre há anos com a escassez de recursos destinados a esse serviço essencial e adoece com a falta de planejamento e fiscalização. Impossível imaginar agora que não tenha acendido o alerta vermelho na prefeitura e na companhia estadual de saneamento.

Por certo haverá aqueles que destacarão a inviabilidade de investir em novos sistemas que serão usados por apenas três meses. É um erro. A oferta de infraestrutura deve preceder o crescimento de uma localidade – garantindo a base sobre a qual é construída a qualidade de vida de moradores e turistas.

Uma cidade boa para o turismo é antes de tudo boa aos moradores. Nesse cenário, precisamos agir rápido e de forma enérgica. Não podemos esquecer que há poucas décadas as praias do continente e da Baía Norte eram opções de banho de mar. O que mais estamos dispostos a perder enquanto discutimos efeitos em vez de buscar soluções aos problemas?

Uma cidade boa para o turismo é antes de tudo boa aos moradores. Nesse cenário, precisamos agir rápido e de forma enérgica.

*Presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *