Estado quer turista mais qualificado
07/01/2014
Desabafo de um morador de Jurerê
07/01/2014

Que turismo é este?

Por TIAGO SAVI MONDO *

Toda temporada é a mesma ladainha! A culpa é do volume de turistas não previsto pelas autoridades. Ora, se somos um Estado turístico, deveríamos no mínimo ter algumas previsões básicas sobre a demanda futura da próxima temporada. A culpa não é dos turistas, tampouco dos munícipes cidadãos que pagam um exorbitante volume de impostos. Os culpados são os gestores públicos estaduais e municipais que ainda não entenderam que o turismo é um fenômeno econômico que envolve praticamente todas as áreas da governança política dos Estados e municípios. Não adianta as secretarias de Turismo investirem pesado em divulgação se não temos estrutura básica suficiente para recebermos os turistas.

O turismo de massa que enfrentamos no nosso Estado hoje, conceitualmente, é um modelo vencido, retrógrado, que já não é feito há muito tempo nos principais destinos do mundo. Falta planejamento, faltam pesquisas, falta interesse político nessa atividade. Claro, turista não dá voto e a população local tem uma imagem distorcida do fenômeno (justamente por aplicarmos um modelo de massa).

Dentro do ciclo de vida dos destinos turísticos, muitos já atingiram sua decadência por seguir o modelo que estamos seguindo. São necessárias pesquisas mensais de demanda, planejamento de médio e longo prazo, capacitação e treinamento de gestores públicos e principalmente uma conversa mais estreita entre os atores políticos que integram o turismo (trade turístico, secretarias de turismo, planejamento, saúde, infraestrutura, trânsito e quantas forem necessárias).

É preciso conceber o Estado e as cidades como destinos turísticos estruturados e planejados, e não como meros e isolados atrativos turísticos. Pesquisa e planejamento para ontem, feitos por turismólogos e com auxílio da universidade!

*Professor de Turismo do Instituto Federal de Santa Catarina. Morador de Florianópolis

(DC, 07/01/2014)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *