Técnicos da SCPar finalizam análise de projetos de mobilidade urbana para a Grande Florianópolis
22/01/2014
Documentário sobre biodiversidade marinha é lançado em Santa Catarina
22/01/2014

Número de ocupantes de terreno na SC-401 sobe e governo se pronuncia

O número de famílias que ocupam um terreno na SC-401, em Florianópolis, aumentou para 300 desde dezembro. Nesta terça-feira (21), o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, afirmou que aguarda decisão judicial sobre o caso. Ainda esta semana, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina deve tomar um posicionamento, conforme informou reportagem do RBS Notícias.

Um grupo de mais de 50 pessoas ocupou um terreno particular nas margens da SC-401 na manhã do dia 16 de dezembro. O grupo montou barracas no loca, que fica na Vargem Pequena. De acordo com a Polícia Militar, o dono do terreno soube da ocupação e foi ao local para tentar negociar com as famílias.

No início, eram somente barracas. Agora, até pequenas casas de madeira já foram construídas. Os coordenadores do acampamento disseram que cerca de 300 famílias estão morando no local. Também há estudantes e 50 índios. “A gente tem o direito e o estado tem o dever de desapropriar esta terra e destinar para fins de reforma agrária. Então é isso que a gente está fazendo aqui”, afirmou Fabio Coimbra, um dos coordenadores.

Sobre o caso, Colombo afirmou que “aguarda com cuidado e preocupação esse encaminhamento, pois sentimos que a situação está se agravando”. Já a Prefeitura de Florianópolis afirmou que não pode interferir no caso porque o terreno é particular, mas a Secretaria de Assistência Social vem acompanhando a situação. “O que nós fizemos foi, desde o primeiro momento, nos mobilizar para auxiliar na desocupação assim que for possível. Nós estamos prontos”, disse o secretário de Assistência Social, Alessandro Abreu.

O advogado do dono do terreno disse à reportagem da RBS TV que a área é urbana e não rural e aguarda a decisão da Justiça.

(G1 , 21/01/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *