Prefeitura libera consulta pela internet aos dados do IPTU de Florianópolis
14/01/2014
Projeto atua na preservação das lontras em Florianópolis desde 1986
14/01/2014

Areia da praia de Ponta das Canas, no Norte da Ilha, se transforma em estacionamento

Com uma faixa de areia mais larga nesta temporada, parte da praia de Ponta das Canas, no Norte da Ilha de Santa Catarina, virou um estacionamento, usado por moradores e turistas, que param os carros em cima da areia e da restinga. À noite, o som alto e motoristas fazendo baderna incomodam quem transita pela praia que é frequentada, principalmente, por famílias.
A situação, que começou nesta temporada, tornou-se habitual de acordo com quem trabalha ou mora ali perto. “A faixa de areia deveria ser só para os banhistas. Os carros param na restinga, atrapalhando as pessoas e a natureza. Moro aqui há 67 anos e vejo tudo ficar cada vez pior”, diz Valdecir Neves, 67, morador de Ponta das Canas.

A principal reclamação é a falta de sinalização proibindo que carros e motos estacionem no local. Os motoristas entram livremente por uma das duas entradas. Em nenhuma delas há placas ou indicativos de que é proibido estacionar ali. Dessa forma, quando um motorista estaciona no local, os outros também se vêem no direito de parar o carro na mesma área.

Cristiano Ferraz, de 35 anos, é morador de Capoeiras, na região continental. No sábado ele levou a família para passar o dia em Ponta das Canas. Ao ver outros carros estacionados em cima da areia, ele fez o mesmo, sem saber que era proibido. “Não sabia que não podia colocar aqui, não vi nenhuma placa dizendo isso. Como não tem lugar para estacionar o carro por perto, decidi seguir a ideia dos outros”, disse.

 

Polícia vê, mas não autua

No período em que a reportagem do jornal Notícias do Dia estava na praia, no sábado, um carro da Polícia Militar passou pelo local, mas não autuou e nem conversou com os donos dos carros estacionados na areia. Para Natalício Nascimento Silva, de 68 anos, dono do restaurante Ocean House, em Ponta das Canas, se não bastasse a falta de uma placa de proibido estacionar, o policiamento não é suficiente no local.

“Chamei as polícias Militar e Ambiental e a Guarda Municipal em várias vezes. De vez em quando eles fiscalizam, mas nem sempre. A promessa é que vão colocar uma placa de proibido estacionar, mas até agora nada. Estão menosprezando a nossa praia”, comenta Natalício, que nasceu em Ponta das Canas e diz que em dias de praia lotada, mais 200 carros param no local.

De acordo com a lei n° 2.193/1985, que discorre sobre o zoneamento, o uso e a ocupação do solo nos balneário da Ilha de Santa Catarina, “o traçado do sistema viário das áreas litorâneas deverá ser concebido de forma a impedir o trânsito de passagem de veículos ao longo da orla marítima a lacustre, sendo vedada a implantação de vias de circulação de veículos automotores sobre as praias, costões, dunas e mangues”. A informação está no parágrafo 2° do artigo 77 da legislação municipal.

( Notícias do Dia Online 13/01/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *