Arquitetura modernista de Florianópolis sofre com o desinteresse estético da população
02/12/2013
Livro que discute futuro da cidade será lançado nesta segunda-feira, dia 2, na UFSC
02/12/2013

Vencedores do Prêmio RBS de Educação serão anunciados nesta segunda-feira (02), em Florianópolis

A comunidade escolar do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina vai conhecer hoje iniciativas que incentivam crianças e jovens a descobrir novos caminhos a partir da leitura. Serão anunciados à tarde os vencedores do 1º Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo. A cerimônia de premiação ocorrerá a partir das 16h, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis, e será transmitida ao vivo pela TVCOM e pelo site tvcomrs.clicrbs.com.br.

A primeira edição do concurso premia iniciativas de educadores e professores que trabalham com a mediação de leitura, desenvolvendo formas criativas para fazer a ponte entre o texto e os leitores. O evento deve mobilizar a comunidade escolar. Cada um dos 18 finalistas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina levará para a cerimônia seus pupilos e uma animada torcida organizada. Os estudantes e professores confeccionaram cartazes, faixas e camisetas especialmente para a ocasião. Serão cerca de 400 torcedores no teatro. A torcida gaúcha partiu em três ônibus de Porto Alegre e um de Sananduva.

Em Santa Catarina, vans levarão para Florianópolis as torcidas dos finalistas do interior do Estado. No total, 500 convidados estarão presentes à cerimônia, que será traduzida em libras para a plateia. A mobilização foi grande nas redes sociais, com uma quantidade de votos para a escolha do júri popular que já passa de 200 mil e atingiu todas as comunidades envolvidas.

Em Chapecó, a escola colocou outdoor na cidade para divulgar o projeto finalista do prêmio. Dirigido pela cineasta Flavia Moraes, com direção de fotografia de Lúcio Kodato, o programa contará com a participação de comunicadores do Grupo RBS. Laine Valgas, Manoel Soares, Mário Motta, Rosane Marchetti, Ed Soul e Carolina Bahia apresentarão os finalistas das categorias Escola Pública, Escola Privada e Projeto Comunitário. Também serão contemplados dois vencedores do júri popular, um do RS e outro de SC (votação no site premiorbsdeeducacao.com.br). Serão distribuídos R$ 155 mil em prêmios.

O evento ainda terá a participação especial de Reynaldo Gianecchini, que entregará troféus aos premiados.

– Vai ser um momento lúdico e mágico. São 18 histórias, cada uma com o seu sonho, suas expectativas. Então, tudo será feito para valorizar e reconhecer esses trabalhos. Vamos fazer homenagens para o professor. Eles vão se emocionar – garante a cineasta Flavia Moraes.

O Prêmio RBS de Educação é uma iniciativa do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e tem apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Cineasta e diretor de fotografia coordenam o espetáculo de premiação em Florianópolis

Flavia Moraes – Com uma reconhecida carreira de mais de 30 anos na filmografia brasileira, a cineasta já produziu mais de 3 mil comerciais, além de documentários, filmes e shows de projeção internacional, como o Rock in Rio. Teve trabalhos premiados no New York Film Festival, Clio Awards, Cannes Lions International, FiaP, FestRio, Vídeo Brasil/MIS e Prêmio Caboré. Produziu uma trilogia de curtas-metragens baseados em contos de Luis Fernando Verissimo: O Brinco (1989), que integrou a seleção oficial do Festival de Berlim, Mentira (1990), menção honrosa no New York Film Festival, e Olímpicos (1991). Em 2004, dirigiu o primeiro longa-metragem, Acquaria, com a dupla Sandy e Junior. A cineasta já dirigiu atores como Sarah Jessica Parker, Ornella Mutti e Fernanda Montenegro.

Lúcio Kodato – Um dos fundadores da Associação Brasileira de Cinematografia, o diretor de fotografia tem carreira de mais de 40 anos, tendo trabalhado em diversos curtas e longas-metragens, comerciais, videoclipes e documentários. Atuou ao lado do diretor francês de fotografia Philippe Rousselot e recebeu diversos prêmios, entre eles o de melhor fotografia no Festival do Rio, por seu trabalho no musical Maré – Nossa História de Amor (2007), filme de Lúcia Murat, e o de melhor fotografia no 14º Festival de Cinema de Brasília, pelo documentário Xingú Terra (1981), de Maureen Bisilliat. Coordena o curso de Direção de Fotografia Avançado na Academia Internacional de Cinema, em São Paulo.

Participe do Júri Popular

Acesse o site para assistir aos vídeos com os depoimentos dos participantes e escolher seu favorito. A votação será encerrada durante a cerimônia de premiação.

(DC, 02/12/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *